Levante Ideias - Pão de Açúcar

GPA quer monetizar dados de clientes

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), em parceria com a empresa francesa RelevanC, criou uma nova área de negócio no qual busca monetizar os dados de comportamento de compra de mais de 20 milhões de clientes em sua base, obtido por meio do seu programa de fidelidade, pioneiro no mercado de varejo alimentar.

Os dados do GPA são mais precisos e assertivos do que os obtidos pelo Google em termos de especificidade do comportamento de compra, agregando mais valor ao anunciante que desejar comprar os dados e utilizar-se da publicidade na plataforma da companhia.

A Amazon é o exemplo de como a publicidade se complementa com sua plataforma de marketplace, de modo que consegue uma receita adicional com a plataforma gerando mais fluxo e engajamento de clientes.

O movimento aumenta também o número de anunciantes que desejam utilizar a plataforma para atingir a base de clientes crescente, em um ciclo de retroalimentação.

E Eu Com Isso?

A unidade de negócio ainda é incipiente, porém a companhia já vem investindo na frente digital há algum tempo, de modo a diversificar cada vez mais sua frente de crescimento de receita, sem necessidade de investimento grande em ativos fixos.

Enxergamos o movimento da empresa com viés positivo, dado que o GPA já possui uma coleta de dados de comportamento do consumidor a muito tempo, com o seu programa de fidelidade “Cliente Mais” da bandeira Pão de Açúcar que evoluiu para um aplicativo e agora virou uma Joint Venture com a RaiaDrogasil, nomeada de Stix.

A reação nas ações deve ter efeitos limitados no curto prazo, de modo que o potencial de resultado dessa nova divisão ainda é desconhecido e de difícil mensuração.

Por outro lado, se bem executada, é mais uma alavanca de crescimento que se aproveita do efeito rede, naquela que quanto mais usuários maior o valor agregado, trazendo mais anunciantes que por sua vez atraem mais consumidores, em um ciclo virtuoso.

Recentemente o GPA iniciou suas operações no marketplace do Mercado Livre, o que deve alavancar o alcance do público nas vendas digitais, um dos principais focos de expansão do Grupo após a cisão com o Assaí (ASAI3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado do Grupo Pão de Açúcar do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.