Governo pode conceder subsídio da conta de luz para igrejas
O presidente Bolsonaro pretende conceder subsídios na conta de luz para igrejas de grande porte. A medida já está sendo estudada e uma minuta de decreto foi elaborada pelo Ministério de Minas e Energia. O subsídio, porém, foi muito mal recebido pelo ministério da Economia, que é notadamente contra políticas de concessão de benefícios tributários.
Apesar da proposta ser ampla (a todos os templos religiosos), ela aproxima ainda mais Bolsonaro dos evangélicos – uma de suas principais bancadas no Congresso. O presidente vem fazendo inúmeros acenos à bancada (como a indicação futura de um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal, o STF) e quer que as igrejas ajudem na coleta das quase 500 mil assinaturas necessárias para criar o Aliança pelo Brasil, o novo partido do presidente.
Evidentemente, a isenção tributária vai na contramão das ideias de Guedes e sua equipe, mas o lado político, desta vez, pode falar mais alto. O ministério da Economia tenta, com razão, barrar a medida para não abrir caminho para novas isenções tributárias para outros setores. Não se sabe ainda qual seria o tamanho da frustração de receitas caso o subsídio fosse aprovado.
▼ A notícia é negativa para a Bolsa
* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Presidente da Petrobras nega pressão por preço (PETR3, PETR4)