Levante Ideias - Dinheiro

Governo anuncia auxílio para estados e municípios

Governo anuncia auxílio para estados e municípios

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta segunda (23), um pacote de 88 bilhões de reais para os estados e municípios, logo após reunião com governadores do Nordeste. A medida tem como objetivo aliviar a situação fiscal dos entes federativos, para que eles possam ter mais caixa para combater a Covid-19.

Entre as medidas anunciadas, está a suspensão das dívidas dos estados com a União, que custará cerca de 13 bilhões de reais ao governo central. Ainda, haverá livre circulação de mercadorias entre os estados, transferência de 8 bilhões para a saúde e 16 bilhões para o Fundo de Participação dos Estados e o Fundo de Participação dos Municípios.

Os esforços do governo respondem aos pedidos de governadores e prefeitos preocupados com a falta de recursos para combater o coronavírus. Já a atitude do presidente busca apaziguar as trocas de acusações entre ele e governadores. Agora, Bolsonaro pede união.

Por outro lado, porém, governadores seguem tratando as medidas de enfrentamento ao vírus entre si, evitando contato com o governo federal. O diagnóstico é que o presidente perdeu popularidade desde o início da doença e, por isso, os chefes de Executivos estaduais procuram ignorar Bolsonaro. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pacotes de ajuda se multiplicam

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.