google eeci

Google faz acordo ligado a práticas anticompetição na França

De acordo com informações de mercado, a Alphabet, mais conhecida por ser dona do Google (GOOG), está próxima de fechar um acordo ligado a práticas anticompetição na França. A acusação era de abuso de poder no mercado de publicidade online. O acordo envolve o pagamento de multas e ajustes obrigatórios na operação.

A Autoridade de Concorrência francesa alega que a ferramenta do Google de compra e venda de anúncios lhe concedeu uma vantagem considerada indevida sobre os rivais. A companhia teria se oferecido para resolver o problema.

Este não é o primeiro capítulo que envolve as autoridades francesas e o Google. Em 2019, a companhia foi multada em 150 milhões de euros por abusar da sua posição dominante no mercado de publicidade online através da plataforma Google Ads.

Também em 2019, o Google foi condenado pela Comissão Europeia em uma acusação associada a certas disposições contratuais em acordos que o AdSense tinha junto aos outros sites de busca. A multa chegou a 1,5 bilhão de euros.

E Eu Com Isso?

Apesar da condenação, o acordo é uma sinalização positiva. Esperamos um impacto levemente positivo nas ações GOOG nas próximas sessões (nesta segunda-feira (31) o mercado estará fechado nos Estados Unidos).

O risco regulatório já parece cada vez mais embutido no preço das ações do Google e do Facebook, que devem, nos próximos anos, enfrentar diversos litígios do tipo em dezenas de países. O maior risco é de um possível “efeito-dominó”, com os reguladores valendo-se de decisões anteriores em outras regiões para enquadrar e condenar as práticas da companhia.

Grandes poderes grandes responsabilidades: o Google possui uma relação dupla com seus usuários. Parte deles são consumidores puros; porém, uma parcela relevante, é ao mesmo tempo consumidor e concorrente de algum outro serviço da companhia.

Então, o domínio no mercado de publicidade e até mesmo o acesso às informações das concorrentes são consideradas uma combinação perigosa pelos reguladores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Facebook e Google podem sofrer regulação.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom e o Fomc

Todas as atenções do mercado financeiro, tanto brasileiro quanto internacional, estarão voltadas para as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Fomc (Federal

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Mais um parecer

Após a divulgação do segundo parecer da reforma administrativa (PEC 32/2020), que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, o deputado e relator da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.