Levante Ideias - Cosan

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via Fato Relevante a aquisição complementar de participação na Radar, uma gestora e desenvolvedora de terras agrícolas com uso intensivo de tecnologia.

A transação se dá por meio do mais novo fundo de investimentos, a Cosan Investimentos, criado para investir em negócios complementares ao portfólio atual da própria holding.

A aquisição tem valor líquido de R$ 1,479 bilhão por 47% de participação, de modo que a Cosan deterá mais de 50% da Radar após a conclusão.

Além disso, a Radar detém e administra cerca de 360 propriedades rurais com mais de 96 mil hectares de área, com diversificação no cultivo de cana-de-açúcar, soja, algodão e milho, entre outras culturas, e utiliza sistemas de geomonitoramento via satélite para gerir as propriedades.

E Eu Com Isso?

Essa é a segunda companhia a ir para dentro da estrutura do novo Fundo de Investimentos da Holding (Cosan Investimentos) anunciada em Fato Relevante no dia 23 de agosto deste ano, sendo o primeiro investimento uma mineradora de minério de ferro com projetos no Pará, constituída em formato de Joint Venture (companhia de controle misto/compartilhado) com o fundador e controlador da Aura Minerals.

A Radar já fez parte do portfólio da Cosan Holding e está retornando para a estrutura da companhia.

Enxergamos o movimento como positivo para a holding, porém sem grandes movimentos de curto prazo para as ações da companhia (CSAN3).

Os dois negócios que vieram para dentro da estrutura do fundo tem características complementares aos negócios principais sob o guarda-chuva da Cosan S.A., sendo a JV Mineração um complemento da expertise e dos ativos logísticos detidos pela holding e a Radar podendo utilizar de sua estrutura para fornecer cana e, inclusive, otimizar e gerir as terras detidas ou arrendadas pela Raízen (RAIZ4).

Por fim, um ponto importante a observar é que ambas as companhias possuem características similares ao investimento da holding Cosan, com viés de longo prazo e desenvolvimento de setores deficitários ou ainda com grande potencial de crescimento no Brasil.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Cosan (CSAN3) é favorita para adquirir a Sulgás.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.