Levante Ideias - Cosan

Cosan (CSAN3) é favorita para adquirir a Sulgás

A Cosan (CSAN3), holding dona da Compass, é considerada a favorita para a compra da Sulgás, companhia responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no estado do Rio Grande do Sul.

A empresa faz parte do programa de desestatização do governo Eduardo Leite. Além da Cosan, outros três grupos avaliam a compra e devem participar do certame, agendado para o dia 22 de outubro na B3, em São Paulo.

A Sulgás atende atualmente cerca de 67 mil clientes em 42 municípios, contando com uma rede de distribuição de 1.340 km, sendo um de seus acionistas a Gaspetro, companhia adquirida recentemente pela Cosan.

Ademais, o valor mínimo da proposta foi estipulado em R$ 927,7 milhões, com a entrega dos envelopes programada para o dia 18 de outubro.

O programa de desestatização do governo estadual ainda pode gerar oportunidades para outros players com a venda da geradora de energia CEEE-G e a Corsan, empresa de saneamento do estado.

Previamente, o estado já privatizou a distribuidora CEEE-D, arrematada pela Equatorial Energia (EQTL3) e a transmissora CEEE-T, adquirida pela CPFL (CPFE3).

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Cosan, que já conta em seu portfólio com a Compass, dona da Comgás, maior companhia de gás encanado do Brasil, além de ter adquirido recentemente a Gaspetro em operação de R$ 2,03 bilhões, ainda sob avaliação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Com a aquisição, a companhia busca expandir o portfólio da Compass para um novo estado, o Rio Grande do Sul.

Confirmada a aquisição, a expectativa é que a companhia consiga reduzir custos e ineficiências da Sulgás, comuns em empresas estatais, melhorando seus resultados e gerando mais valor a seus acionistas.

Por fim, a empresa já possui expertise para isso e um modelo de negócios provado, visto que possui a líder Comgás, uma das companhias mais eficientes do setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Cosan compra porto e entra na mineração.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.