(Foto: Divulgação)

Follow-on das Lojas Americanas

A Lojas Americanas (LAME3/LAME4) comunicou ao mercado nesta terça-feira (14) após o encerramento das negociações os detalhes da sua oferta subsequente (follow-on) de ações.

A quantidade ofertada, que inicialmente era de 80 milhões de ações do tipo ordinárias (ON) e 100 milhões do tipo preferencial (PN) foi acrescida em 35 por cento através de lote adicional devido ao excesso de demanda observada pela companhia e pelos coordenadores da oferta. Com isso, a oferta totalizou 108 milhões de ações ON e 135 milhões do tipo PN.

O preço foi fixado em 29,78 reais por ação para a ação ordinária (LAME3) e 34,50 reais por ação para a ação preferencial (LAME4). Dessa forma, a oferta movimentará 7,87 bilhões de reais no mercado de capitais brasileiro.

Com base nos preços de fechamento de terça-feira (14) o preço da oferta virá com prêmio de 0,44 por cento sobre a cotação mais atual.

Os recursos serão destinados à Ame Digital, nova plataforma de pagamentos digitais da empresa, à capitalização da B2W, braço digital da companhia que opera a Americanas.com, Submarino, Shoptime e Soubarato e à otimização da sua estrutura de capital.

Para a companhia a oferta foi um grande sucesso, visto que ela conseguiu emplacar o lote adicional e fixar um preço acima do cotado no mercado, um forte indício de que houve uma demanda bastante forte pela oferta.

Na sessão de hoje esperamos impacto neutro relacionado ao fato relevante, mas com o tom do cenário externo mais positivo ao longo da madrugada, esperamos uma sessão de ganhos para Lojas Americanas e um desempenho em linha com o índice Bovespa devido ao cenário sistêmico favorável.

O mercado tem colocado um prêmio nas ações vinculadas ao comércio eletrônico no Brasil, especialmente em meio ao cenário de pandemia, que acelerou as transformações em curso e alterou os hábitos de consumo de parcela da população. Com a “digitalização” do varejo, a tendência é que a sua fatia no varejo total seja cada vez mais representativa.

Este ponto foi reforçado com os surpreendentes dados de vendas no varejo do IBGE divulgados na última quarta-feira (8) referentes a maio, quando foi observado um crescimento na ordem dos 13,9 por cento na comparação mensal. As ações do setor reagiram bem após a notícia.

Desde o anúncio da oferta no dia 6/jul, as ações da Lojas Americanas (LAME3/LAME4) sobem 6,3 por cento e 3,7 por cento, respectivamente. Tais valorizações permitiram à companhia captar mais recursos do que o esperado, visto que com base nos preços de fechamento do dia 3/jul a oferta movimentaria até 7 bilhões de reais em caso de lote adicional.

As ações do setor do varejo eletrônico são destaques em termos de perspectivas futuras neste ano, o que reflete o bom desempenho das suas ações em 2020. Das ações que compõem o índice, a B2W (BTOW3) é a maior alta, com 84 por cento de valorização no ano, seguida por Magazine Luiza (MGLU3), cuja valorização é de 68,8 por cento e Via Varejo (VVAR3), que sobe 58,9 por cento. A Lojas Americanas (LAME4) sobe 33,8 por cento, sexta maior alta do índice.

As companhias têm aproveitado o bom momento das suas ações para se capitalizarem, reforçando seus caixas para o restante deste conturbado ano e mantendo os seus respectivos planos de investimento no promissor setor de e-commerce.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Resultado operacional da B3

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel