bolsa-de-valores-b3-site-r7

Resultado operacional da B3

A B3 (B3SA3) divulgou na segunda-feira (13), após o fechamento do mercado, o resultado operacional de junho. Os números operacionais foram bons, com forte crescimento do volume negociado no segmento listado de ações (Bolsa), que fechou em 32,4 bilhões de reais, aumento de 104 por cento em relação ao mesmo período de 2019.

O fato que nos deixa otimistas é o forte crescimento da quantidade de investidores ativos na Bolsa, que aumentou para 2,68 milhão de CPFs, comparado aos 1,16 milhão de investidores em junho de 2019, um expressivo crescimento de 130,6 por cento.

No segmento listado de juros, moedas e mercadorias (BM&F), a queda de 25,5 por cento no volume de contratos foi mais do que compensada pelo aumento de 78,6 por cento na receita média por contrato no período. Esperamos impacto positivo no preço das ações da B3 (B3SA3) no curto prazo, pois o volume listado de ações apresentou mais um forte crescimento, reflexo da necessidade de recorrer à renda variável para rentabilidades mais expressivas diante de uma Selic cada vez menor.

Em junho, com boa parte da população em casa, com acesso à internet, tempo disponível e uma Selic cortada para 2,25 por cento, 166.406 novos investidores se tornaram ativos na Bolsa (em relação a maio).

A conclusão é que a combinação de educação financeira, juros baixos e a própria duração da quarentena tem sido benéfica para a B3.

Além disso, outro recente catalisador tem sido a retomada dos processos de abertura de capital (IPO), o que pode trazer um forte ingresso de capital estrangeiro na Bolsa.

O forte resultado operacional é sinal de um bom resultado no segundo trimestre de 2020, que será divulgado em 13 de agosto.  No ano, as ações da B3 (B3SA3) disparam impressionantes 42 por cento contra uma queda de 15 por cento do Ibovespa. Apesar da queda de 18 por cento no Ibovespa no primeiro semestre do ano, os fundos de ações se destacaram no período e encerraram o semestre com 49,5 bilhões de reais de captação líquida (diferença entre aplicações e resgates). O montante é 89 por cento superior na comparação com a primeira metade de 2019. Além do desempenho positivo no período, a classe de ações já não tem nenhuma saída líquida mensal desde dezembro de 2018.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: SulAmérica conclui venda

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levantes Ideias - Investimento imobiliário
E eu com isso

A solidez dos imóveis

A expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que se inicia nesta terça-feira (15) e terminará amanhã, quarta-feira (14) é de alta

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Medidas Provisórias a caminho

O governo já prepara duas Medidas Provisórias consideradas importantes para o curto prazo, sendo a primeira delas sobre a possibilidade de racionamento de energia elétrica

Read More »
Levante Ideias - Supermercado
E eu com isso

Novo spin-off do GPA

Vem sendo veiculado no mercado a possibilidade do GPA (PCAR3) realizar mais um spin-off (cisão) de uma das suas operações, a varejista alimentar colombiana Éxito,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel