Santos Brasil Porto

Follow-on da Santos Brasil

A Santos Brasil (STBP3) anunciou nesta terça-feira (15) que vai realizar uma oferta subsequente (follow-on) de 162,68 milhões de ações. A quantidade inicialmente ofertada poderá ser acrescida de um lote adicional de 35 por cento (67,43 milhões de ações). A companhia já havia divulgado no dia 31 do último mês que vinha estudando a possibilidade de realizar esta oferta.

Desta forma e considerando os preços de fechamento desta segunda-feira a oferta poderá movimentar entre 1,0 bilhão e 1,3 bilhão de reais (em caso de lote adicional) no mercado. O follow-on seguirá as normas da Instrução CVM 476, logo se trata de uma oferta restrita e exclusiva aos i) atuais acionistas e ii) investidores profissionais.

Os recursos levantados na oferta serão utilizados para (i) participar em novos arrendamentos de ativos portuários; (ii) verticalizar e integrar a cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística (SBLog); (iii) ampliar e consolidar a participação na movimentação brasileira de contêineres; e (iv) fins corporativos diversos.

As datas de corte para participar da oferta são os dias 14 e 21 de setembro. O período de reserva (subscrição) vai do dia 16 ao dia 22 de setembro, com o preço sendo fixado no dia 24 de setembro e as novas ações iniciando as negociações no dia 29 de setembro.

Como a Santos Brasil (STBP3) já havia anunciado a sua intenção de realizar a oferta, acreditamos que haverá pouco impacto no preço das ações (STBP3) no curto prazo, muito embora acreditamos que a captação dos recursos é positiva e tem potencial de geração de valor ao acionista no longo prazo.

Como de praxe, pode haver alguma queda nos preços no curto prazo devido à pressão dos grandes investidores institucionais no follow-on.

Nós recomendamos que os atuais acionistas participem da oferta (follow on) da Santos Brasil. Por se tratar de uma oferta primária, a participação relativa de cada investidor no capital da companhia será reduzida caso não seja exercido o direito de prioridade. Este ponto costuma ser chamado de “diluição”. A diluição na oferta da Santos Brasil (STBP3) será de 19,5 por cento a 24,7 por cento, em caso de lote adicional.

Os principais catalisadores das ações da Santos Brasil são: retomada das importações, aumento de volume de contêineres e reajuste de preços no Tecon Santos.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: 3T20 da Santos Brasil.  

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Assinatura de documento - fechamento
E eu com isso

Acordo no Orçamento

Após semanas de intensa discussão, o governo e o Congresso fecharam um acordo para solucionar o impasse envolvendo o Orçamento de 2021, aprovado com despesas

Read More »
Linx (LINX3) - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Linx (LINX3) do 4T20

A empresa de softwares Linx (LINX3) apresentou nesta segunda-feira (19), após o fechamento do mercado, os resultados do último trimestre de 2020. Como regra, as

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel