Hapvida - Levante Ideais

Follow-on da Hapvida (HAPV3)

Na noite deste domingo (11), a Hapvida (HAPV3) anunciou mais uma oferta subsequente de ações (follow-on), com a emissão de cerca de 100 milhões de ações em oferta primária (que vai para o caixa da companhia) e 33,3 milhões de ações em oferta secundária (venda dos atuais detentores das ações). Ainda há a possibilidade de incluir mais 35 por cento adicionais de ações.

Considerando o último preço de fechamento das ações (HAPV3) a 14,87 reais por ação, a oferta possui uma estimativa de levantar cerca de 1,98 bilhão de reais a 2,67 bilhões de reais (com a oferta adicional), sendo 1,48 bilhão a 2,01 bilhões de reais para o caixa da companhia com a oferta primária.

Os recursos serão destinados às expansões e projetos de integração das aquisições realizadas recentemente e também para futuras aquisições. A oferta primária representa cerca de 2,7 a 3,6 por cento do valor de mercado da companhia. O procedimento de precificação (bookbuilding) se encerra no dia 20 de abril, com início das negociações das novas ações no dia 23 de abril.

E Eu Com Isso?

Esperamos uma pressão para baixo no preço das ações de Hapvida (HAPV3) no curto prazo, com o volume da oferta correspondente a cerca de 20 a 25 vezes o volume médio diário negociado das ações, comum em follow-ons de grande porte, porém enxergamos como positivo para a companhia no médio a longo prazo, com a possibilidade de expansão e consolidação cada vez maior do setor de saúde no Brasil.

Acreditamos que o follow-on anunciado parece fazer parte de um reforço de caixa e preparo da companhia após a fusão com o Grupo Notredame Intermédica (GNDI), no qual além da troca de ações, serão desembolsados cerca de 4 bilhões de reais em dinheiro. A última posição de caixa reportada da Hapvida se encontrava em aproximadamente 3,65 bilhões de reais.

A companhia também realizou inúmeras aquisições de companhias menores e regionais, ampliando a atuação geográfica de sua operação verticalizada (planos de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios embaixo da mesma estrutura), com necessidade de adaptar e integrar estas operações ao padrão de atuação da companhia, a fim ganhar escala rapidamente e melhorar a rentabilidade desses ativos a nível atual da companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Hapvida (HAPV3): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.