Levante Ideias - Fleury

Fleury: sistemas param com ataque hacker

Na manhã desta terça-feira (22), o grupo Fleury (FLRY3) sofreu um ataque cibernético malicioso em seus servidores principais, paralisando diversas operações na companhia.

Até o fim da tarde as operações ainda estavam em recuperação, de modo que a companhia emitiu um comunicado ao mercado para informar sobre o ocorrido.

O ataque foi feito por ramsonware, o mesmo tipo de ataque foi realizado em diversas companhias ao redor do globo, no qual há um bloqueio e criptografia em cima de informações e sistemas importantes, com os hackers pedindo um resgate em dinheiro a fim de liberar os sistemas novamente.

Recentemente, a gigante da proteína JBS (JBSS3) também sofreu um mesmo ataque do tipo em suas operações nos EUA, pagando um resgate no valor de R$ 11 milhões.

E Eu Com Isso?

Ainda não se sabe se todo o sistema da companhia foi restabelecido nem se foi pago algum valor de resgate, porém a persistência dos sistemas fora do ar pode gerar um prejuízo financeiro direto (devido às paralisações) e indireto (mais ligado à reputação e insatisfação dos clientes/pacientes).

Esperamos um impacto negativo nas ações da companhia (FLRY3) caso não haja uma solução rápida para o caso.

A Fleury atua com processamento de exames, tratamentos clínicos e também presta serviços para hospitais e clínicas independentes, de modo a ser altamente dependente de sistemas de operação ligados a um servidor central.

Com o aumento de acessos remotos devido ao crescimento do home office e outras atividades realizadas remotamente (telemedicina, no exemplo específico de empresas de saúde), os ataques do tipo vem sendo cada vez mais frequentes no mundo corporativo.

Companhias que possuem uma atuação mais forte no mundo físico sentem menos os efeitos de um ataque do tipo, porém o problema pode ser grande em companhias altamente dependentes de sistemas digitais, como plataformas de e-commerce e software, podendo gerar um prejuízo em cascata em caso de impedimento na operação como ocorreu com a Fleury.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fleury (FLRY3) – Aquisição de clínicas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Combustível
E eu com isso

Alta dos combustíveis

Com novas altas nos preços do barril de petróleo nas praças internacionais, o governo definiu como prioridade total a entrega de uma PEC (Proposta de

Read More »
Levante Ideias - Netflix
E eu com isso

Resultados da Netflix (NFLX) do 4T21

A Netflix (NFLX) apresentou, nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao quarto trimestre de 2021. Os números apresentados foram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.