Levante Ideias - Lula

Fique atento aos fatos

A anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou um turbilhão nos mercados. O Ibovespa caiu 4 por cento a 110.600 pontos. O dólar comercial subiu 1,7 por cento, para 5,77 reais. Tudo isso ocorreu devido à decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A pergunta dos investidores é: e agora?

A melhor maneira de responder é evitando as interpretações e indo diretamente aos fatos. Resumindo: Fachin aceitou a alegação da defesa do ex-presidente de que não houve ligação direta entre os desvios na Petrobras e as vantagens indevidas supostamente pagas a Lula pela empreiteira OAS. Com isso, Fachin entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar Lula e determinou então que os processos que envolvem Lula (esse é um detalhe importante) tramitem na Justiça Federal do Distrito Federal.

A decisão teve uma boa dose de xadrez político. Para anular os processos, a defesa de Lula havia argumentado a suspeição do juiz Sérgio Moro. Ou seja, a troca de mensagens entre Moro e os procuradores tornou o juiz parcial, algo que invalida o julgamento. Se o STF abraçasse essa tese, todos os julgamentos da Lava Jato estariam comprometidos. Ao decidir como decidiu, Fachin evitou que a segunda turma do Supremo invalidasse todas as decisões, além das que afetam Lula.

O assunto é complexo e não cabe aqui discutir seus aspectos jurídicos. O que interessa é responder uma pergunta simples: comprar ou vender? Permanecendo nos fatos. A decisão de Fachin pode permitir a participação de Lula na eleição de 2022, mas isso não é garantido. Por enquanto, esse é o único fato disponível. Tudo o mais é imponderável.

Teoricamente, a participação de Lula na eleição de 2022 levaria a um pleito mais polarizado e com menos espaço para um candidato de centro. No entanto, mesmo que a urna eletrônica traga a foto do ex-presidente, o peso eleitoral de um eventual Lula 2022 será bem diferente do que era em 2018. Mais ainda do que era em 2014, quando elegeu Dilma Rousseff.

Tudo isso, porém, é apenas teoria. Eleições são o território do imponderável. Ainda há muita indefinição. O primeiro turno deve ocorrer em outubro do ano que vem, mas a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sequer traz a data do pleito. E, nos mais de 18 meses até lá, é preciso tomar decisões com base nos fatos.

E os fatos são que, passado o susto dos últimos dias, os preços das ações americanas estão em alta. Os contratos futuros do índice americano S&P 500 iniciam o dia com alta de quase 1 por cento. No caso dos contratos futuros do índice Nasdaq, com maior peso das ações de tecnologia, a alta é ainda mais expressiva, cerca de 2 por cento. Isso decorre da queda dos juros de títulos do Tesouro americano com vencimento em dez anos. Na segunda-feira (08) sua remuneração superou 1,6 por cento ao ano, mas nesta manhã a taxa está recuando para 1,537 por cento ao ano.

E Eu Com Isso?

Passada a turbulência da véspera, o momento de alta nos mercados internacionais e os preços baixos por aqui fizeram os investidores se animarem logo cedo nesta terça-feira. Os contratos futuros de Ibovespa estão em alta de cerca de 1 por cento no início do dia. Esperamos um pregão volátil, mesmo com cenário externo favorável.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Aversão ao risco.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.