Fabio Wajngarten

Fabio Wajngarten na CPI da Covid

Nesta quarta (12), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid recebeu o ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, para um longo e conturbado depoimento. Nos momentos mais tensos, houve bate-boca entre senadores e o comunicador chegou a ter sua prisão solicitada por integrantes da comissão.

Diferentemente do que havia dito recentemente a uma revista de circulação nacional, em seu depoimento Wajngarten preservou de críticas o governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No entanto, o ex-auxiliar revelou que a farmacêutica Pfizer enviou carta ao Planalto em setembro de 2020, oferecendo vacinas, e foi ignorada por dois meses – até que ele mesmo contatasse a companhia.

O ex-secretário também se esquivou de responsabilidade sobre campanhas que circularam nos perfis oficiais da Secretaria de Comunicação do governo, como a que incentivava a volta à normalidade no início da pandemia e a que colocava o ato de se vacinar como uma escolha pessoal.

Wajngarten foi contestado diversas vezes pelos senadores, que o acusaram de mentir na Comissão – crime tipificado pelo Código Penal brasileiro. No momento mais crítico da sessão, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) sinalizou que pediria a prisão em flagrante do ex-auxiliar, mas o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), rechaçou a possibilidade.

Nesta quinta (13), a CPI deve ouvir o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlo Murillo, e o foco deve ser praticamente todo nas negociações para a venda de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil. Na semana que vem, estão previstos depoimentos do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Saúde, Eduardo Pazuello, entre outros nomes.

E Eu Com Isso?

A CPI vai afunilando os focos investigativos, que parecem se desenhar em torno de três eixos: a possível existência de um comitê paralelo de tomada de decisão sobre as medidas envolvendo a pandemia; o incentivo à hidroxicloroquina e a postura do governo federal com relação ao medicamento; e o suposto atraso na compra de vacinas, devido à negligência do governo.

A prova documental de contato da Pfizer, em meados de setembro de 2020, e a falta de resposta do governo federal deve colocar mais atenção aos eventuais erros cometidos quando das negociações – ainda que, à época, a Anvisa não tivesse aprovado o imunizante.

Por fim, a prisão de Wajngarten, caso tivesse ocorrido, teria praticamente sepultado precocemente a Comissão, fazendo com que os próximos entrevistados ficassem acuados e abrindo perigoso precedente no que se refere à atuação do colegiado. Por isso – entre outras razões – o presidente da CPI negou tal possibilidade e já deixou claro que não “será carcereiro”, indicando que dificilmente permitirá um movimento mais drástico durante os trabalhos. Os investidores seguem acompanhando o desenrolar da CPI, mas ela não tem feito preço nos ativos durante os pregões. Essa tendência deve continuar, pelo menos no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: A inflação americana e seus efeitos.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Votação
E eu com isso

Reforma eleitoral

Nesta quarta-feira (23), chega à Câmara dos Deputados uma das três frentes do projeto de reforma eleitoral, liderado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), que promove

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic ameaça a bolsa?

Está lá, em todos os livros-texto que tratam de investimentos. Juros e bolsa apresentam movimentos opostos. Quando os juros sobem, a atividade econômica desacelera. O

Read More »
Levante Ideias - 3R Petroleum
E eu com isso

Aquisição da 3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou, na manhã desta terça-feira (22), a aquisição da Duna Energia, detentora e operadora dos campos de Ponta do Mel e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel