even-div

Even (EVEN3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A Even (EVEN3) anunciou na última sexta-feira (15), após o fechamento dos mercados, o seu resultado do primeiro trimestre de 2020. O resultado foi bom e veio em linha com o esperado em termos de receita líquida, mas acima das expectativas em termos de lucro líquido.

Os principais destaques positivos foram a geração positiva de caixa de 30,5 milhões de reais e a redução no nível de endividamento, que fechou março com relação dívida líquida sobre patrimônio líquido em 22,5 por cento, número 18 pontos percentuais e 2,3 pontos percentuais a menos que no  primeiro trimestre de 2019 e  quarto trimestre de 2019, respectivamente

No lado negativo, a receita líquida totalizou 406 milhões de reais no trimestre, queda de 16 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019 devido ao baixo volume de lançamentos no período. Enquanto no primeiro trimestre de 2019 o VGV dos lançamentos foi de 785 milhões de reais (parte Even) neste foi lançado apenas 95 milhões de reais em VGV (parte Even).

O resultado operacional já havia sido divulgado no dia 9 de abril e o volume mais fraco de vendas bem como a queda na Velocidade de Vendas (VSO).

O resultado da Even do primeiro trimestre de 2020 deu indícios dos impactos da quarentena imposta a partir de março, que reduziu as vendas de estoque pronto bem como seus lançamentos no período. Mesmo assim, ela conseguiu entregar uma geração de caixa positiva e um bom lucro para o trimestre e esperamos impacto positivo no preço das suas ações no curto prazo.

As ações da Even (EVEN3) acumulam forte desvalorização de 65,5 por cento em 2020, comparada à queda de 32,9 por cento do Ibovespa no período.

A Even está com uma sólida posição de caixa de 1 bilhão de reais em mar/20, com nível de endividamento medido pela relação dívida líquida/PL de 22,5 por cento.

Segundo a empresa, o seu indicador de distratos, que foi de 21,8 por cento neste primeiro trimestre de 2020, não foi em função da Covid-19 e houve redução nominal de 20 por cento no volume de distratos na comparação com o primeiro trimestre de 2019.

Na última linha o lucro líquido foi de 36 milhões de reais, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) anualizado de 8,7% em 2019.

Já a geração de caixa foi positiva em 30,5 milhões de reais, número melhor que a geração de caixa do primeiro trimestre de 2019 que foi negativa em 15 milhões de reais. A geração de caixa foi beneficiada pelas vendas de estoque pronto que totalizaram 111 milhões de reais no trimestre.

O principal catalisador para as ações da Even é a duração da quarentena da Covid-19, que prejudica tanto as vendas dos estoques como de novos lançamentos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: SulAmérica (SULA11) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel