Estudo sobre ações Small Caps
Um estudo elaborado por Frederico Mesnik, CEO da gestora de recursos Trígono Capital, comparou o desempenho do Ibovespa e do índice Small Caps nos últimos 10 anos.
A principal conclusão do estudo é que as ações Small Caps, companhias de menor valor de mercado e liquidez das ações, têm risco menor: volatilidade de 22 por cento no período, comparado a 27 por cento para o Ibovespa.
Outra conclusão importante é que o índice de Small Caps (SMLL) tem mais consistência: superou o Ibovespa em 68 por cento do tempo em termos de desempenho trimestral no período de 10 anos.
Uma terceira conclusão é que as ações Small Caps precisam de menos tempo para se recuperar das grandes crises no mercado, como por exemplo o “Joesley Day”, quando ambos os índices caíram 10 por cento, mas o SMLL precisou de apenas 44 pregões para se recuperar, enquanto o Ibovespa levou 58 sessões para atingir o mesmo patamar.
Por último, as 74 ações do índice Small Caps (SMLL) possuem menor liquidez que o Ibovespa: 1 bilhão de reais por dia comparado ao volume de 12,2 bilhões do Ibovespa, mas tem liquidez considerável para o investidor pessoa física.
E Eu Com Isso?
O desempenho do índice SMLL é bem positivo em 2019: alta de 50,1 por cento, comparado à valorização de 28,1 por cento para o Ibovespa no ano.
Acreditamos que essas ações são uma das melhores classes de ativos em termos de relação risco e retorno nos investimentos.
Os três motivos para o nosso otimismo com as ações Small Caps são: maior potencial de crescimento de lucros das empresas, teses de investimento que estão fora do radar dos grandes fundos de investimento e maior potencial de valorização das ações.
A gestão ativa é muito importante para uma carteira de ações, pois através da escolha certa de ativos e da diversificação, possibilita um retorno superior ao índice de referência (SMLL).
A carteira Small Caps da Levante, sob a responsabilidade do especialista de ações, Eduardo Guimarães, apresenta valorização de 77,4 por cento desde o início (12/02/2019), comparado à valorização de 17,05 por cento do Ibovespa no período.
Clique aqui para conhecer mais sobre a estratégia de Small Caps da Levante.
Leia também: Saiba a diferença entre ações e fundos de ações