Levante Ideias - Carteira de trabalho

Emprego nos EUA

Os indicadores mais recentes do emprego, tanto americanos quanto brasileiros, mostram uma melhora no mercado de trabalho global. Na sexta-feira (04), o BLS (Bureau of Labor Statistics ), versão americana do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a criação de empregos não-agrícolas (“non farm payroll”) de janeiro. Esse é o principal indicador de emprego da economia americana.

Os números surpreenderam. Em janeiro foram abertas 467 mil vagas, quase quatro vezes mais do que a expectativa, que era da abertura de 125 mil postos de trabalho. Além disso, como sempre acontece, o número de dezembro foi revisado. A estimativa preliminar havia sido de 199 mil vagas. O número revisado avançou para 510 mil.

Esses dois números mostram uma melhora no mercado de trabalho. Porém, dois dias antes, na quarta-feira (02), a empresa americana de processamento de dados ADP divulgou que o setor privado havia fechado 310 mil vagas em janeiro. Foi a primeira queda desde dezembro de 2020, e uma surpresa para os investidores. Os prognósticos eram de criação de 207 mil vagas.

Qual número está correto? O crescimento divulgado pelo BLS ou a queda divulgada pela ADP? Os dois números estão corretos. Os resultados são diferentes porque os universos de coleta de dados são diferentes. A ADP observa apenas empresas privadas, que processam suas folhas de pagamento em seus sistemas. Já o BLS observa tanto o setor privado quanto o setor público. E nos Estados Unidos, os servidores públicos, especialmente dos setores de educação e segurança, como militares e bombeiros, representam uma fatia significativa da força de trabalho.

Na prática, os dados do emprego nos Estados Unidos mostram um aumento do número de contratações em janeiro e um revisão para cima dos dados de dezembro. O fim do ano é, tradicionalmente, uma época de alta no mercado de trabalho. Muitas empresas do comércio, da indústria e dos serviços fazem contratações temporárias para as festas de fim de ano. Em geral, esse movimento arrefece em janeiro. Porém, a pujança dos números, especialmente com o aumento dos casos de contaminação pela variante Ômicron do coronavírus, mostram uma economia americana mais aquecida.

Sempre é bom lembrar: o nível de emprego é o indicador econômico mais “atrasado”. Os empresários hesitam em dispensar quando a atividade arrefece, para não ter o custo de recrutar e treinar novos colaboradoras na retomada. Da mesma maneira, quem dispensou quer estar seguro antes de recontratar. Por isso, os números indicam que a economia americana vem caminhando para a normalidade. Isso eleva as expectativas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, acelere o aperto de sua política monetária.

Haverá mais certeza na quinta-feira (10), quando será divulgada a inflação para o consumidor nos Estados Unidos. Até dezembro, a alta de preços em 12 meses foi de 7,0%, nível mais elevado desde junho de 1982. A continuidade da inflação nesse patamar sustentará as expectativas de juros americanos mais altos antes do esperado.

Relatório Focus

A edição desta segunda-feira do Relatório Focus divulgada pelo BC (Banco Central) mostra um aumento da inflação esperada para este ano. A projeção para o IPCA subiu para 5,44% ante 5,38% da edição anterior. As demais expectativas seguem estáveis. A taxa Selic esperada para dezembro segue em 11,75% por cento e o crescimento da economia continua em 0,30%.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros do Ibovespa iniciam o dia em queda, devido à perspectiva de mais elevação dos juros nos Estados Unidos. Já os contratos futuros do índice americano S&P começam a semana perto de zero.

As notícias são negativas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Federações em debate.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.