No sábado (04), a Embraer (EMBR3) divulgou, através de Comunicado ao Mercado, a nova parceria de sua subsidiária de mobilidade aérea urbana Eve com a Nautilus Aviation, divisão do Grupo Morris e maior operadora de helicópteros da Austrália.
Segundo o comunicado, a parceria tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no território australiano, com a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve operando em importantes atrações do país, incluindo a Grande Barreira de Corais.
Ao todo, foram encomendadas pela Nautilus 10 aeronaves eVTOL, com previsão de serem realizados os primeiros voos em 2026.
E Eu Com Isso?
A notícia divulgada é positiva para a Embraer e esperamos que a ação reaja de acordo. A nova parceria celebrada pela Eve representa mais um avanço no mercado de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), com esses veículos possuindo múltiplas aplicações, como a possibilidade de operação em atrações turísticas, táxi aéreo e mobilidade urbana geral.
Ademais, são vantajosos para o objetivo de redução da emissão de gases poluentes, outro fator benéfico à companhia.
Em nossa visão, a Embraer se antecipou à tendência de crescimento desse mercado e está colhendo frutos importantes, que agregarão valor aos acionistas no longo prazo.
Embora essa parceria envolva apenas 10 aeronaves para entrega em 2026, esse é um volume relevante para que a Eve ganhe mais tração e visibilidade.
Nesse sentido, também contribui o acordo fechado com a Bristow Group para produção de outras 100 aeronaves que serão operadas na modalidade de táxi aéreo, sendo mais competitivas relativamente a helicópteros em termos de custo, ruído e emissão de carbono.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—