Levante Ideias - eletrobras

Eletrobras e BR Distribuidora

Após anunciar sua renúncia do comando da Eletrobras (ELET3/ELET6) na sexta-feira (22), o CEO da companhia, Wilson Ferreira Júnior, deve assumir o comando da BR Distribuidora (BRDT3). Apesar da mudança ainda não ser algo oficial, segundo fontes, o executivo e a distribuidora já vinham negociando a mudança há seis meses.

Nesta segunda-feira (25) o ainda presidente da estatal elétrica citou motivos pessoais para justificar sua saída, porém reconheceu que o processo de privatização da companhia “não ganhou tração” após a pandemia atrapalhar o processo em 2020. Durante a semana o candidato a presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também colocou em dúvida a privatização da companhia no curto prazo. Apesar de o governo ter interesse na privatização, o recente apagão no Amapá gerou algum questionamento sobre a eficácia das empresas privadas no setor.

Para a BR Distribuidora (BRDT3), o movimento especulado parece atender boa parte dos requisitos do conselho da companhia. A distribuidora de combustíveis que pertencia a Petrobras (PETR3/PETR4) abriu seu capital em dezembro de 2019 e enxerga em Ferreira Júnior um executivo com experiência em empresas estatais capaz de conduzir uma segunda fase de reestruturação da companhia.

E Eu Com Isso?

Enxergamos a notícia como positiva para as ações da BR Distribuidora (BRDT3), uma vez que o executivo é considerado pelo mercado como um bom nome para o cargo.

A notícia é bem negativa para a Eletrobras, com forte impacto negativo no preço das ações (ELET3/ELET6) no curto prazo, pois o mercado foi pego de surpresa com a saída de Wilson Ferreira e com o cenário bastante incerto sobre a privatização da estatal.

Acreditamos que a queda deverá ser mais forte nas ações ordinárias (ELET3) devido à dificuldade em privatizar a estatal.

As ADRs da Eletrobras (recibo das ações na bolsa norte-americana) chegaram a cair mais de 10 por cento nesta segunda-feira (25), feriado em São Paulo, sem negociações na B3.

Na BR Distribuidora (BRDT3), Wilson Ferreira Júnior, ficaria incumbido de liderar a reestruturação da companhia líder no setor de distribuição de combustíveis no País. Entre os desafios está diminuir a dependência da companhia em relação a seu principal negócio e alavancar sua capilaridade para gerar mais receita através de negócios tidos até agora como secundários, como por exemplo suas lojas de conveniências, além do investimento em segmentos “do futuro”, como a geração de energia de maneira mais ampla, em vez dos investimentos em refinarias que têm feito as suas principais concorrentes, Ultrapar (UGPA3) e Cosan (CSAN3).

A Petrobras ainda detém 37,5 por cento da BR Distribuidora que, apesar de não possuir mais o comando estatal, ainda gera uma pressão baixista para as ações da BRDT3 no curto prazo, tanto pelo tamanho da participação (já incluso em seu plano de desinvestimento), quanto pela influência indireta no conselho da companhia.

A experiência de Wilson Ferreira como CEO deverá ter impacto positivo nas ações da BR Distribuidora, o que pode acelerar o processo de venda de participação da Petrobras com o mercado mais favorável.

Para as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6), os principais catalisadores de curto prazo são a definição de um próximo CEO para a companhia e uma mudança na postura do governo para a aceleração no processo de privatização da companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre o assunto: Privatização da Eletrobras.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.