Levante Ideias - Eleicao Jose Cruz Agencia Brasil

Eleições devem ser adiadas

Vai avançando na Câmara dos Deputados o acordo para adiar as eleições municipais de 2020 de outubro para novembro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negocia com prefeitos a liberação de recursos em troca de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda as datas do primeiro e segundo turno das eleições, respectivamente, dos dias 4 e 25 de outubro para 15 e 29 de novembro.

O Centrão, que se mostrava mais resistente à medida, começa a ceder e o grosso da resistência sobre a alteração de data vai ficando pelo caminho. Em contrapartida, Maia prometeu avançar com a Medida Provisória (MP) 938/2020 – que estabelece que o Tesouro Nacional cobrirá eventuais quedas nos valores dos repasses dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) até o fim do ano – e colocar de volta à pauta o projeto de lei que recria a propaganda partidária.

Alguns detalhes importantes surgem desta pauta, que deve ser aprovada ainda nesta semana pela Câmara: as contrapartidas negociadas pelo Congresso podem representar novo impacto fiscal, o que seria negativo para o governo, havendo a possibilidade de veto do presidente ao projeto de lei de conversão da MP. Por outro lado, o adiamento das eleições pode significar uma janela maior para avançar com agendas de interesse do governo no plano legislativo, caso das reformas econômicas e outras pautas de menor impacto, porém relevantes para a economia e mercados.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: E as eleições americanas? – parte II

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.