Levante Ideias - Eduardo Bolsonaro Marcelo Camargo

Eduardo Bolsonaro critica China: relação tensa

Eduardo Bolsonaro critica China e deixa relação tensa entre países

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi às redes sociais para culpar a China pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o deputado, o governo chinês teria escondido algo grave [o vírus] por ser uma ditadura.

A mensagem do filho do presidente não passou despercebida. O embaixador da China no Brasil, Yan Wanming, respondeu a Eduardo de forma dura nas redes sociais. Wanming disse que o deputado feriu a relação amistosa com o Brasil e que sua atitude “não condiz com o estatuto como deputado federal, nem a qualidade como figura pública especial”. Em seu perfil oficial, a Embaixada da China no Brasil considerou a fala de Bolsonaro filho “irresponsável” e insinuou que o deputado teria contraído um “vírus mental” em Miami.

O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu pedir desculpas ao embaixador Yang Wanming em nome da casa legislativa, afirmando que as palavras de Eduardo Bolsonaro foram irrefletidas e fogem dos ritos da diplomacia.

Ainda que o vírus tenha surgido na China, diversos dados e relatos comprovam que não havia nenhuma vantagem para o governo chinês esconder a pandemia do resto do mundo. Todos somos vítimas do novo coronavírus e parece irresponsável continuar politizando uma questão séria como essa – coisa que o presidente Bolsonaro estava fazendo até ontem, mas recuou.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pânico geral: caos no mercado financeiro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.