Em 1920, após décadas de mobilização e campanhas, o Congresso americano aprovou a Lei Seca por uma maioria esmagadora quantidade na Câmara e no Senado.
Os objetivos do movimento, com participação majoritária de ligas de senhoras religiosas, eram os mais louváveis. Visavam melhorar a saúde pública e reduzir a violência doméstica.
Na prática, até a revogação da Lei Seca, em 1933, o consumo de bebidas de fato caiu.
Mas o custo foi alto.
Nesses 13 anos surgiu uma rede clandestina de produção e venda de bebidas que deu origem ao crime organizado, que atualmente dedica-se ao tráfico de drogas.
Que também são proibidas, aliás, mas podem ser encontradas por quem as procura.
A moral da história é simples: em havendo demanda, haverá alguém disposto a proporcionar a oferta, mesmo tendo de enfrentar as autoridades.
Por isso, a decisão do governo chinês no fim de junho de proibir a mineração do Bitcoin não deverá representar um golpe mortal para esse mercado.
E, ao contrário do que possa parecer, as quedas recentes nas cotações da criptomoeda podem ser uma excelente oportunidade de compra.
Vários indicadores mostram isso. Vamos tratar apenas de três deles:
i) SOPR (Spent Output Profit Ratio)
Resumidamente, o SOPR é a relação entre o quanto um minerador ganhou para vender um Bitcoin e o quanto ele gastou para produzir esse Bitcoin.
Ou seja, se a “fábrica” de Bitcoins está vendendo os produtos com lucro ou prejuízo.
No final de junho, o SOPR estava acima de 1, o que indica que os mineradores não estavam vendendo moedas com prejuízo.
Isso indica um mercado em alta ou com expectativa de alta.
ii) TTVM (Total Transfer Value from Miners)
Indica o quanto os mineradores estão vendendo.
Quando o índice está alto, quer dizer vendas fortes. Quando está baixo, quer dizer que os produtores estão preferindo entesourar em vez de vender, à espera de preços melhores.
No fim de junho, após várias semanas em alta, o TTVM caiu, indicado que os mineradores tornaram-se apegados a seus Bitcoins
iii) NTVE (Net Transfer Value from Exchanges)
Mostra o quanto os investidores estão depositando em suas contas nas exchanges, especificamente medindo-se a Tether, uma stablecoin, ou criptomoeda estável em relação a outro ativo.
Quando o NTVE está alto, isso indica uma força compradora, com os investidores municiando suas contas nas exchanges para ir às compras.
E, no fim de junho, o NTVE atingiu sua máxima histórica, mostrando a intenção de muitos investidores de aproveitar os preços baixos.
Tudo isso parece complicado?
Não se você lê os textos de Fernanda Guardian, a analista de criptomoedas da Levante Ideias de Investimentos.
Com sua formação em ciências exatas e seu texto límpido, ela é capaz de explicar de maneira clara quais são os vetores que movimentam o mercado de criptoativos.
Diferentemente do que muitos pensam, esse mercado mudou muito.
Deixou de ser a terra sem lei que era em seus primeiros anos.
E oferece enormes oportunidades de investimento e de lucro.
Não perca a live desta terça-feira, que terá a participação de Fernanda Guardian.
E Eu Com Isso?
Os contratos futuros do índice americano S&P 500 voltaram da pausa da segunda-feira (5) em uma leve baixa, à espera da ata do Fomc (Federal Open Market Committee), que deverá ser divulgada na quarta-feira (07).
A criação de empregos acima do esperado em junho, acompanhada da manutenção de uma taxa elevada de desemprego, pode reduzir a necessidade de endurecimento da política monetária.
As notícias são negativas para o mercado em um cenário de volatilidade.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—