Levante Ideias - Mulher e Notebook

E-commerce em alta no Brasil

Um estudo publicado pela mídia neste final de semana fez uma projeção de crescimento de 31 por cento para as vendas por e-commerce no Brasil em 2021, atingindo um total de 198 bilhões de reais. Esse total aumentaria a penetração total do e-commerce no varejo brasileiro para 13 por cento, comparado aos 11 por cento do total vendido em 2020.

Além disto, o mesmo estudo projeta um crescimento médio anual de 23 por cento ao ano para as vendas do varejo online até 2024, o que segundo as estimativas resultaria em 20 por cento de todo o varejo no país.

A visão predominante no mercado é de que a reabertura do comércio não enfraquece as vendas por vias digitais, uma vez que o maior desenvolvimento do universo online já era uma tendência antes das restrições físicas da pandemia. As principais empresas do varejo online vêm utilizando a estrutura física de lojas inclusive para aumentar sua presença no e-commerce, utilizando as lojas como centro de distribuições, diminuindo não só o custo das entregas pelo menor percurso, como o tempo, tornando a experiência do cliente melhor.

E Eu Com Isso?

Para 2021, esperamos que os gastos com marketing, subsídio de frete grátis e isenção do pagamento de comissão para novos vendedores nos marketplaces devem se intensificar ainda mais, refletindo o ambiente mais competitivo.

Entre os principais nomes do setor enxergamos o Magazine Luiza (MGLU3) mais avançado na ideia de um ecossistema digital, a companhia foi a primeira a adotar essa estratégia e hoje já é a com maior volume de vendas online. Enquanto outras empresas como Mercado Livre (MELI34), Via (VVAR3) e B2W (BTOW) vem cada vez mais intensificando seus esforços para oferecer mais serviços e melhor qualidade para seus clientes, com avanços significativos especialmente em 2020.

Acreditamos que o maior desenvolvimento do e-commerce também deve ter implicações em diversos outros setores, como por exemplo em empresas de logística, para realizar entregas, software, para prover infraestrutura para os pequenos varejistas conseguirem vender online, e até mesmo de programas de fidelidade, para incentivar cada vez mais o crescimento do mercado.

Apesar do crescimento acelerado para o mercado, ainda é difícil de prever qual empresa será a grande consolidadora do mercado, uma vez que todas vêm adotando estratégias relativamente similares e criando ecossistemas que possam gerar valor também com receitas além das vendas, como por exemplo serviços financeiros, de publicidade e até criação de conteúdo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Investimento Bilionário do Mercado Livre.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.