Raia Drogasil

Drogarias e farmácias registram vendas abaixo do normal (PNVL3, RADL3)

A Raia Drogasil (RADL3) ainda registra vendas abaixo do normal, apesar da forte alta na demanda em março. A afirmação foi feita por Eugênio De Zagottis, diretor de planejamento corporativo e de relações com investidores da companhia.

Dados publicados pelo IBGE na segunda-feira (15) confirmam que a retração não se aplica apenas à Raia Drogasil, mas sobre o setor de farmácias como um todo, apesar da forte demanda no início do isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

Segundo o IBGE, em abril, houve queda 17 por cento nas vendas no segmento de artigos farmacêuticos em relação a março.

A queda nas vendas também foi identificada pela Cielo (CIEL3), que divulga boletins exclusivos sobre o impacto do Covid-19 em vários segmentos do varejo brasileiro. Desde o início de março, o setor de Drogarias e Farmácias apresentou queda de 3,5 por cento no período acumulado até a semana passada (13), com uma desaceleração da queda nas últimas duas semanas.

A notícia é negativa para as companhias do setor e deve impactar principalmente as ações de Raia Drogasil (RADL3) e Panvel (PNVL3) no curto prazo. Apesar de considerado defensivo e resiliente, nem mesmo o setor farmacêutico conseguiu passar ileso pelo menor volume de vendas registrado durante a pandemia.

Segundo Eugênio De Zagottis, diretor de planejamento corporativo e de relações com investidores da Raia Drogasil, os aumentos nos preços de medicamentos, adiados por 60 dias em abril pelo governo, já chegaram às lojas. O aumento médio de 4 por cento sobre os medicamentos terá efeito direto sobre a receita da empresa no segundo trimestre, mas esse fator positivo não deve impedir uma queda de margem no período.

O movimento narrado por De Zagottis é confirmado pelos dados das vendas do setor desde o início do surto compartilhados pela Cielo: houve um pico de vendas após o isolamento e agora há uma queda da demanda. Porém, o executivo afirmou que considera isso algo pontual. O terceiro trimestre ainda deve registrar números levemente abaixo do normal, mas a expectativa é de que os números do fim do ano voltem ao patamar pré-Covid.

Segundo Eugênio, a dor do setor é pequena, mas existe. Ele acredita que as demais empresas terão mais dificuldades para abrir mais lojas e poderão ter atrasos de projetos.

Apesar da notícia negativa no curto prazo, continuamos confiantes no setor como símbolo de resiliência. Em 2020, enquanto Raia Drogasil (RADL3) está no “zero a zero”, Panvel (PNVL3) já acumula alta de 23,9 por cento, enquanto o Ibovespa recua 17,4 por cento no período. 

O principal catalisador das ações de drogarias é o desempenho das vendas no varejo, com recuperação das perdas nas vendas desde o início da pandemia e um melhor segundo semestre já com o reajuste de preços.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Liberado o reajuste nos medicamentos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel