remedio

Liberado o reajuste nos medicamentos

Após dois meses sem permissão para reajustar os preços dos medicamentos, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou as farmacêuticas a aumentar o preço dos produtos em 4 por cento em média. O aumento foi definido por meio de um cálculo realizado pelo órgão e que envolve tanto a inflação oficial medida pelo IPCA como outros fatores mais apropriados para o setor, a citar a variação cambial, as tarifas de eletricidade e o preço dos insumos.

Após a disseminação da Covid-19 no mundo e no Brasil, o Governo Federal entrou em comum acordo com as entidades do setor para suspender o reajuste anual realizado sempre no mês de abril no preço dos medicamentos.

A notícia é positiva para as companhias do setor na bolsa (Panvel, Raia Drogasil, Hypera) mas acreditamos que o impacto nas ações é neutro no curto prazo, pois a informação já está no preço das ações.

O principal aspecto positivo é a possibilidade de repassar o grande aumento dos custos do último ano no preço de venda, principalmente associado ao dólar, visto que boa parte dos insumos são cotados na moeda estrangeira. Entre abr/19 e mai/20, a valorização da moeda é de 40,3 por cento.

Dessa forma, embora o aumento não seja muito expressivo, o reajuste traz um alívio nos custos associados aos produtos e consequentemente nas margens das companhias do setor.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Vacina contra o Coronavírus faz preço nos mercados: um medicamento é apenas questão de tempo

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel