Levante Ideias - Eleições

Discurso moderado

Em uma das primeiras entrevistas após algum tempo sem aparições públicas, o ex-presidente Lula adotou um tom mais moderado nesta quarta-feira (19) e agradou os mercados, dando fôlego ao Ibovespa e ao dólar em meio aos pregões internacionais negativos.

Ao conceder coletiva a jornalistas de sites ideologicamente alinhados à esquerda, Lula afirmou que não teria nenhum problema em formar uma chapa presidencial com o ex-tucano Geraldo Alckimin de vice e que terá, caso seja eleito, de dialogar com todo o espectro político – “até mesmo com a centro-direita”.

Desde meados de outubro de 2021, o petista tem flertado com o ex-governador do estado de São Paulo, que deixou o PSDB após divergências internas e impossibilidade de concorrer novamente ao cargo de governador. Dentre os quadros internos do PT, há fortes resistências, mas a possibilidade de Alckmin ser vice de Lula depende mais da decisão do próprio presidenciável e, também, da filiação do ex-tucano a algum partido que esteja na coalizão do PT.

Além disso, Lula também apontou que tem mantido conversas frequentes com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e que há a possibilidade de “construir alguma coisa juntos” do ponto de vista político-eleitoral. O mesmo vale para o Solidariedade e seu presidente, Paulinho da Força (SP).

E Eu Com Isso?

Apesar de não ter acenado explicitamente para o mercado financeiro em seu discurso, Lula buscou moderar seu discurso e tratar de modo pragmático possíveis alianças com o centro e a centro-direita.

No diagnóstico do ex-presidente, o candidato que herdar a cadeira do Planalto em 2023 terá um desafio dramaticamente maior do que em 2003 e, portanto, faz-se necessário construir uma ampla base de apoio no Congresso e gerar consensos para destravar uma agenda de recuperação econômica e combate à pobreza.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Federações partidárias.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.