Na noite desta segunda-feira (19), após o fechamento de mercado, a Cyrela, uma das maiores construtoras do País, divulgou suas prévias operacionais para o 4T20. Os números não incluem o desempenho das suas controladas Lavvi (LAVV3), Cury (CURY3) e Plano&Plano (PLPL3).
Os principais destaques foram:
i) Lançamento de 25 empreendimentos totalizando 2,5 bilhões de reais em VGV (Valor Geral de Vendas), uma alta de 120 por cento em relação ao 4T19 e 83 por cento superior ao trimestre anterior. No ano, os lançamentos alcançaram um total de 4,0 bilhões de reais, 7,7 por cento superior a 2019.
ii) Vendas líquidas contratadas alcançaram 1,57 bilhão de reais, uma alta de 40 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo 1,101 bilhão de reais correspondente aos lançamentos (59 por cento).
iii) vendas de estoques prontos: 310 milhões de reais no trimestre, equivalente a 17 por cento do total de vendas.
O destaque “negativo” foi o indicador VSO (Venda Sobre Oferta) de 48,4 por cento em 2020, comparado a 53,7 por cento no 3T20 considerando o acumulado de 12 meses. Porém o número foi puxado pelo alto número de lançamentos e ainda se mantém em patamares altos em relação aos pares de mercado.
E Eu Com Isso?
Mais um trimestre de números fortíssimos para a Cyrela, na esteira do 3T20, porém com um volume de lançamentos que faz jus ao aquecimento do setor imobiliário. Apesar das vendas não terem acompanhado o mesmo ritmo de lançamentos, a companhia não deve ter problemas em se desfazer dos estoques, pela qualidade de seus empreendimentos e pela maior exposição aos segmentos de média e alta renda, que são mais resilientes que o de baixa renda.
Esperamos um impacto positivo no preço das ações da Cyrela (CYRE3) no curto prazo com a divulgação do desempenho operacional. Apesar da queda no VSO, o alto número de lançamentos indica uma maior receita futura, principalmente em um ambiente de juros baixos e procura por alocação de recursos em ativos diversos pelos investidores, o que deve manter o ritmo de vendas dos empreendimentos de qualidade por mais alguns trimestres.
Os resultados da Cyrela, junto aos resultados que ainda serão divulgados pelas suas controladas, devem ser ainda maiores em termos de lançamentos totais e vendas, indicando uma perspectiva bastante positiva e mais uma vez figurando entre os destaques do setor de construção civil.
A companhia deverá continuar com forte geração de caixa, baixo nível de endividamento e com farta distribuição de dividendos.