even3

Resultados da construção civil

Nesta quinta-feira (8), após o fechamento do mercado, a Even (EVEN3), a MRV Engenharia (MRVE3) e a Direcional (DIRR3) divulgaram os seus resultados operacionais do terceiro trimestre de 2020, com números de lançamentos e vendas.

A Even lançou quatro empreendimentos em São Paulo, com Valor Geral de Vendas (VGV) de 563 milhões de reais e um no Rio Grande do Sul com VGV de 59 milhões de reais (622 milhões de reais no total). Destes, 212 milhões de reais já foram vendidos, o que representa uma venda sobre oferta (VSO) de 34 por cento no período. O crescimento do VGV dos lançamentos foi de 124 por cento na comparação com o 3T19.

Já as vendas totalizaram 480 milhões de reais, aumento de 84 por cento na comparação anual e uma venda sobre ofertas total de 20 por cento.

Por fim a companhia anunciou a aquisição de três terrenos em São Paulo, com VGV superior a 1,3 bilhão de reais.

Já a MRV lançou 1,87 bilhão de reais neste 3T20, 15 por cento a mais que no mesmo período do último ano. As vendas sobre oferta (VSO) atingiram 21,2 por cento, o que, segundo a companhia, foi o recorde desde 2014.

As vendas totalizaram 1,96 bilhão de reais, crescimento de 41 por cento na comparação anual. A companhia divulgou ainda a sua geração de caixa no período, que ficou em 307 milhões de reais.

Já a Direcional lançou dez empreendimentos no 3T20, com VGV de 458 milhões de reais. Este número é 32 por cento acima do registrado no 3T19.

As vendas líquidas foram de 368 milhões de reais e a sua venda sobre oferta foi de 16 por cento no período.

A companhia informou ainda que adquiriu 14 terrenos no período, com VGV estimado em 2,3 bilhões de reais.

Assim como as demais prévias já apresentadas nas últimas semanas, os números vieram acima do esperado, com destaque para a retomada dos lançamentos e boa velocidade de vendas, o que deve refletir em boas métricas de lucro líquido, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e de geração de caixa no 3T20.

Não intuitivamente, as companhias com exposição ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida vêm obtendo resultados, na margem, superiores ao das companhias com foco no segmento de média e alta renda.

Assim, avaliamos que a prévia da MRV e da Direcional foram melhores que a da Even. Esperamos impacto positivo no preço das ações MRVE3, DIRR3 e EVEN3 no curto prazo, com especial destaque para as duas primeiras.

O setor de construção civil é, por natureza, de ciclo longo e muito sensível às taxas de juros. A pandemia, mesmo que tenha afetado as atividades de construção e as vendas em um primeiro instante, não foi suficiente para inverter a tendência promissora do setor para os próximos anos.

Os juros em patamares mínimos e alguma abundância de crédito imobiliário são dois vetores que têm impulsionado as empresas do setor. O crescimento dos lançamentos na comparação ano contra ano indicam que as construtoras seguem com custo de captação de recursos condizente com o potencial de vendas no futuro, visto que a demanda pelos imóveis segue firme.

Ademais, acreditamos que a demanda por imóveis pode sair fortalecida após 2020 com o consumidor valorizando a ideia de “morar bem” e o aumento na busca por imóveis com fins de investimento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »
Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.