Levante Ideias - eletrobras

Cronograma da privatização

Por ter sido enviada via Medida Provisória, que tem vencimento de 120 dias, a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) está no radar do Congresso e de investidores. Nesta quinta (6), o secretário especial de Desestatização, Diogo Mac Cord, afirmou que trabalha com a venda da estatal em janeiro de 2022, levando em consideração a aprovação do projeto no Legislativo e todos os trâmites envolvendo publicação de edital, análise do Tribunal de Contas da União, etc.

Segundo cálculos do Ministério da Economia, a venda da Eletrobras pode gerar 100 bilhões de reais aos cofres do governo federal, considerando o valor da outorga, a fatia da União na companhia e a posterior venda de ações no mercado secundário. Com o atual valor de mercado da Eletrobras (pouco menos de 60 bilhões de reais), se a privatização fosse hoje o governo arrecadaria cerca de 80 bilhões, mas a equipe econômica antevê uma forte valorização das ações da companhia até a sua privatização.

Para diminuir a resistência política à privatização, o Executivo fez concessões financeiras às regiões Nordeste e Norte, criando fundos para destinar recursos às regiões, e também criou uma golden share, ação de classe especial que confere ao governo federal o poder de veto em certas decisões da empresa.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o relatório da MP 1.031/2021 deve ser aprovado já na próxima semana e o texto seguiria para o Senado Federal na semana do dia 17 de maio, dando praticamente um mês para os senadores analisarem e aprovarem a proposta. A MP caduca no dia 25 de junho.

E Eu Com Isso?

Entramos na reta final da tramitação da Medida Provisória e as duas Casas Legislativas parecem estar alinhadas quanto a prazos e o próprio projeto. Sabe-se que a resistência à privatização no Senado Federal é maior, mas as concessões regionais devem garantir o apoio de parte dos parlamentares.

Um impeditivo importante pode ser a CPI da Covid, que tem sido o tema central na Casa e atrapalha os planos do governo, mas o Planalto estuda pedir a prorrogação extraordinária da Medida Provisória por mais 4 meses, estendendo o prazo de vencimento para meados de outubro.

Com a divulgação do cronograma, as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) subiram forte no pregão desta quinta-feira e devem seguir nessa direção no dia de hoje – provavelmente, com uma alta mais branda.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Mandetta na CPI.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.