Levante Ideias - Energia

CPFL arremata CEEE-T

Em leilão de privatização realizado na sexta-feira (16) na B3, a CPFL (CPFE3) arrematou a CEEE-T (Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica) do estado do Rio Grande do Sul com um lance de R$ 2,67 bilhões.

A CPFL passa agora a deter 66,08% do capital social da CEEE-T. A Eletrobras detém o restante da participação, podendo ainda exercer seu direito de tag along para vender sua participação sob as mesmas condições.

A CEEE-T cuida da operação e manutenção de mais de 6 mil quilômetros de linhas, sendo 5,9 mil quilômetros próprios e mais de 15,7 mil estruturas de transmissão, com 15,3 próprias, cobrindo todo o estado do Rio Grande do Sul e totalizando 69 subestações que somadas, possuem potência instalada própria de 10,5 mil megavolt-ampères (MVA).

No Rio Grande do Sul, a CPFL é responsável pela distribuição de energia elétrica em 77% do estado.

Em março, a CEEE Distribuidora (CEEE-D) foi adquirida pela Equatorial Energia (EQTL3), sendo a CEEE-T, o segundo braço do Grupo CEEE a ser privatizado.

A CEEE-G (Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica) também deverá ser vendida e se encontra em fase de aprovação para a venda, cujo edital deverá ser publicado ainda neste semestre.

E Eu Com Isso?

Na sexta-feira (16) as ações da CPFL (CPFE3) fecharam em queda de 1,41%, devido a preocupações com o alto prêmio pago, com a operação apresentando um ágio de 57,13% sobre o valor mínimo de R$ 1,7 bilhão.

O alto prêmio pago pela companhia poderá continuar pressionando negativamente os preços das ações CPFE3, além de levantar dúvidas sobre a TIR (Taxa Interna de Retorno).

De fato, apesar de entendermos o desafio de expansão de negócios em um ambiente com poucas opções de crescimento, vemos o arremate da CEEE-T por um alto prêmio como arriscado para a CPFL, que precisará extrair valor significativo da operação para que ela faça sentido.

A despeito de vermos a expansão como positiva do ponto de vista estratégico e de negócio, com a CPFL podendo explorar sinergias com suas demais operações, o preço acertado gera ressalvas.

O resultado definitivo do leilão deverá ocorrer até 17 de agosto de 2021 e após a divulgação, a aquisição das ações da companhia passará pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), com homologação prevista para 26 de agosto.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado dos leilões de energia.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.