A Compass, subsidiária do Grupo Cosan (CSAN3), foi a vencedora do leilão de privatização da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). O valor da aquisição será de R$ 928 milhões, sendo este o lance mínimo do leilão. A companhia foi a única a fazer uma oferta pelo ativo.
A compra é de 51% do capital da Sulgás, que pertencia ao estado e foi privatizada em leilão realizado pelo governador Eduardo Leite.
Os outros 49% são detidos pela Gaspetro, outra companhia com controle recém adquirido pela Compass (ainda depende da aprovação do Cade). Dessa forma, a Cosan consolida seu controle na empresa gaúcha.
Segundo fato relevante, a conclusão da transação fica sujeita ao cumprimento de determinadas condições, como a aprovação pelos órgãos competentes, homologação do resultado do leilão e adjudicação de seu objeto após a observação do prazo para exercício do direito de preferência de outros acionistas da Sulgás.
E Eu Com Isso?
Vemos a aquisição da Sulgás como positiva para a Cosan, adicionando mais um importante ativo em seu portfólio. A distribuidora de gás natural gaúcha possui atualmente mais de 68 mil clientes em 42 municípios, contando com a exclusividade na distribuição de gás até 2044 pelo modelo de concessão.
Esperamos um impacto marginalmente positivo nas ações da Cosan (CSAN3) no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—