shutterstock_1924311887 (1)

Cosan: Compass recebe aporte da Atmos

A Compass, subsidiária da holding Cosan (CSAN3), recebeu um investimento de 810 milhões de reais da Atmos Capital, uma das maiores gestoras de fundos de ações do mercado, por quase 5 por cento do capital da companhia.

A Compass é uma das maiores companhias atuantes no setor de gás natural, englobando operações de infraestrutura, distribuição e trading de energia em seu guarda-chuva. A companhia pretendia realizar seu IPO no segundo semestre de 2020, porém por ambiente desfavorável de negociação, cancelou a oferta.

O aporte avalia a Compass em cerca de 16,5 bilhões de reais em valor de mercado, próximo da avaliação no mínimo da faixa indicativa de preço em seu prospecto de oferta pública.

Atualmente a Compass está negociando a compra de 51 por cento da Gaspetro, que controla diversas distribuidoras de gás natural no país e a entrada de caixa deve reforçar seu poder de negociação, além de representar um passo importante para a abertura de capital, ancorando indiretamente o valor de mercado da Compass no caso de uma nova tentativa de IPO.

E Eu Com Isso?

Com essa avaliação implícita da companhia, a Compass representaria cerca de 40 por cento do valor de mercado total da Cosan (CSAN3), o que pode gerar uma reação positiva para as ações da companhia no curto prazo.

A Atmos possui uma qualidade de investidores que permite um investimento deste porte (cerca de 4 por cento do patrimônio total), sem a preocupação com a liquidez no investimento e, inclusive, está realizando um co-investimento com alguns clientes da gestora.

A Compass mira o crescimento do mercado de gás natural, com produção cada vez maior por parte das petroleiras e empresas do setor de energia atuantes no país. A negociação com a Gaspetro seria um importante marco para a empresa, dado que as controladas da Gaspetro nunca tiveram capacidade de investimento na modernização e expansão da malha de gasodutos nos territórios atuantes.

O alvo da Compass é justamente implementar e replicar o modelo de excelência operacional da Comgás, atuante em São Paulo, em outras geografias e aproveitar do excesso de oferta de gás natural (hoje reinjetado no solo em larga escala por falta de demanda e estrutura de distribuição).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Cosan (CSAN3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.