Levante Ideias - Copasa

Copasa (CSMG3): Resultado do 4T20

A companhia Copasa (CSMG3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de segunda-feira (01). Apesar de a companhia apresentar leve melhora na comparação anual de seus resultados e com receita em linha com as expectativas de mercado, a Copasa ainda mostra sinais de eficiência operacional comprometida, com deterioração do seu índice de perdas de água.

A Copasa reportou um aumento da receita líquida de 3,2 por cento na comparação anual, totalizando 1,4 bilhão de reais no 4T20. No acumulado do ano, esse aumento foi de 3,8 por cento, registrando 5,3 bilhões de reais em 2020.

Como principais fatores que influenciaram o aumento da receita, observamos o crescimento do volume de unidades consumidoras de água e esgoto, de 2,7 por cento e 2,3 por cento na comparação anual do trimestre, respectivamente. Adicionalmente, o aumento da receita também é reflexo do reajuste tarifário médio de 3,04 por cento, aplicado em novembro de 2020, o que impulsionou seus resultados no período.

Apesar do crescimento de vendas, um ponto de preocupação nos resultados da Copasa é o seu índice de perdas de água, que mensura a ineficiência na distribuição de água ao seu consumidor. Este índice apresentou alta de 0,4 ponto percentual na comparação com o mesmo período em 2019, além de aumento de 0,5 ponto percentual na comparação contra 2018, registrando uma taxa de 40,5 por cento no 4T20. 

Em relação ao seu Ebitda, a companhia apresentou um avanço de 7,0 por cento na comparação ano a ano, contabilizando 547,4 milhões de reais no quarto trimestre de 2020. Sua margem Ebitda apontou crescimento de 0,3 ponto percentual no período, alcançando 38,8 por cento no trimestre.

O lucro líquido da companhia exibiu um aumento de 5,3 por cento na comparação anual, registrando 268,7 milhões no 4T20 – aproximadamente 10 por cento menor do que as expectativas de mercado. No acumulado anual, essa alta foi de 8,2 por cento, contabilizando 816,5 milhões de reais em 2020.

A Copasa apresentou um índice de alavancagem financeira de 1,6 vezes, medida pela relação entre dívida líquida sobre Ebitda nos últimos 12 meses, estável na comparação anual, com dívida líquida de 2,9 bilhões de reais registrados ao final do ano.

A companhia ainda divulgou a aprovação do Conselho de Administração para o pagamento de dividendos de 25 por cento do lucro líquido de 2020. Assim, a companhia declarou 75,5 milhões de reais de dividendos, com valor de 0,1992 real por ação – um retorno em dividendos de 1,4 por cento no 4T20. Para o ano fiscal de 2020, a companhia declarou um total de 228 milhões de reais em dividendos.

E Eu Com Isso?

A companhia apresentou resultados virtualmente em linha com as expectativas de mercado, com crescimento no volume de vendas no trimestre, porém ainda com dados preocupantes em relação ao seu índice de perdas de água – métrica relevante de eficiência operacional para o setor. Desta forma, esperamos um impacto neutro no preço das ações (CSMG3) da companhia para o curto prazo.

A Copasa é hoje a principal prestadora de serviços de água e esgoto de Minas Gerais, atendendo a mais de 11 milhões de clientes em 640 municípios. A companhia passou por um programa de reestruturação nos primeiros anos de mandato do governador de MG, Romeu Zema, em 2019, que buscava dar maior eficiência operacional à empresa de saneamento. Seu planejamento estratégico foi inteiramente revisado, tendo sua estrutura organizacional redesenhada e unidades de negócio otimizadas.

Além disso, para maior destravamento de valor, Zema chegou a manifestar em inúmeras ocasiões o interesse de privatizar a companhia, com a finalidade de melhorar ainda mais sua eficiência. Apesar da aprovação do marco regulatório do saneamento, acreditamos que este cenário de privatização da companhia é improvável, uma vez que é necessário forte apoio da Assembleia do Estado para que ocorra esse movimento. Dessa forma, sem a perspectiva de privatização, acreditamos que os fundamentos da ação estão bem refletidos no seu preço.

Adicionalmente, como principal evento catalisador para as ações da companhia, teremos o resultado de sua segunda revisão tarifária da Copasa, prevista para agosto de 2021. Caso o resultado seja favorável a companhia, a expectativa é de um impacto positivo no preço de suas ações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Resultado da Copasa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »
Cielo - CIEL3 - E Eu Com Isso - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da Cielo (CIEL3) do 1T21

Nesta segunda-feira (2), a Cielo (CIEL3), maior adquirente da América Latina, divulgou seus resultados do primeiro trimestre do ano. Os números mostraram uma continuidade no

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.