Levante Ideias - Copasa

Resultado da Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (CSMG3) divulgou, no dia 30 de outubro, após o fechamento de mercado, os seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2020. Os números vieram bons, com receita em linha com as expectativas e Ebitda e lucro líquido acima do esperado.

Os principais destaques positivos foram: i) boa gestão de custos e despesas, o que gerou ganhos em termos de margem operacional (Ebitda) e; ii) convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar o pagamento de um dividendo extraordinário de 820 milhões de reais.

O resultado foi beneficiado positivamente por uma reversão de provisão judicial no valor de 30,9 milhões de reais no trimestre.

No lado negativo, a inadimplência ainda teve impacto nas perdas com as contas a receber de 93,4 milhões de reais no trimestre, crescimento em relação ao mesmo período de 2019 (47,5 milhões de reais), mas com melhora em relação ao 2T20 (136 milhões de reais).

A receita líquida da companhia foi de 1.274 milhões de reais, 7,5 por cento a mais que no trimestre anterior e 6,1 por cento a mais que no mesmo período do último ano.

O Ebitda, métrica utilizada para medir o potencial de geração de caixa das operações das companhias foi de 525,7 milhões de reais, 38,9 por cento a mais que no último trimestre e 14,7 por cento a mais que no 3T19. Assim, a margem Ebitda fechou o período em 39 por cento, 8 pontos percentuais a mais que no 2T20 e 1,8 ponto percentual a mais que no 3T19.

Por fim o lucro líquido foi de 240,5 milhões de reais, 64 por cento superior ao último trimestre e 24,4 por cento a mais que no mesmo período do último ano.

Os resultados apresentados pela Copasa foram bons e acima do esperado. Além disso, a grande probabilidade de aprovação de um dividendo extraordinário deve ser bem recebida pelo mercado. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações CSMG3 no curto prazo.

O bom resultado da Copasa veio de uma combinação entre o aumento nos volumes distribuídos e medidos, muito por conta da retomada no nível da atividade econômica após o fundo do poço do 2T20; redução nas despesas com provisão para perdas esperadas (calotes) na comparação trimestral; e ganhos de margem, tanto devido aos esforços na gestão dos custos administráveis como devido a um efeito alavancagem operacional.

Uma boa forma de observar este último ponto é nos gastos com pessoal. A Copasa reduziu a sua relação entre número de empregados a cada mil ligações de água e esgoto de 1,65 vezes para 1,6 vezes.

A política de dividendos da Copasa estabelece que, até o dia 31/mar de cada exercício, será deliberado o percentual do lucro líquido ajustado (payout) a ser pago aos acionistas em forma de proventos, sempre entre 25 por cento e 50 por cento. Esta parcela é chamada de Dividendo Regular.

Além deste, existe a possibilidade de pagamento de Dividendo Extraordinário: este associado a alavancagem da companhia medida pela relação entre a sua dívida líquida e seu Ebitda dos últimos 12 meses. O intervalo ideal de eficiência regulatória é na faixa das 2 vezes.

Como a companhia fechou o 3T20 com alavancagem de 1,2 vezes e o risco Covid-19 foi parcialmente dissipado, a companhia convocou assembleia para deliberar o pagamento de um Dividendo Extraordinário de 820 milhões de reais. Mesmo após o possível pagamento, a expectativa é que a dívida líquida fique na casa das 1,6 vezes, ainda assim em um patamar confortável para possíveis desafios à frente.

Considerando o último preço de fechamento, o retorno do dividendo extraordinário da Copasa (CSMG3) seria de 15,1 por cento, um retorno bastante atrativo para os investidores. Porém, acreditamos que a companhia irá deliberar sobre os dividendos depois que tiver mais visibilidade do resultado do quarto trimestre de 2020.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.