Nesta segunda-feira (14), a Cogna realizou o Cogna Day, evento no qual apresentou seu planejamento estratégico para os próximos anos. A companhia destacou a mudança da sua estratégia para um foco nos cursos digitais, com o lançamento de uma plataforma de marketplace.
Um dos principais destaques do evento foi o anúncio de criação de um marketplace educacional com venda de cursos diretamente para os alunos. O conceito desse projeto é agregar diversas soluções de ensino em uma única plataforma, oferecendo aos estudantes uma variedade de serviços, sem se restringir apenas às aulas dos cursos de graduação, mas também englobando cursos de idioma, serviços financeiros e pós-graduação. Para alavancar sua operação e se diferenciar perante a concorrência, em áreas nas quais a Cogna atua, a plataforma será exclusiva aos seus alunos. Somente nos demais segmentos é que a companhia permitirá o acesso de terceiros. Esta é a primeira grande iniciativa do gênero no setor.
Essas iniciativas de reestruturação vêm depois de a companhia apresentar um prejuízo de 256 milhões de reais nos nove primeiros meses de 2020. Além da intensificação de sua participação no mercado de cursos digitais, a companhia também reduziu em 25 por cento sua estrutura de graduação presencial – ainda a maior fonte de receita da companhia, porém que vem perdendo cada vez mais força devido à menor oferta de Fies.
Durante o evento, a companhia também apresentou metas financeiras para 2024, com um salto de Ebitda de praticamente 1 bilhão de reais neste ano para 2,4 bilhões de reais ao final do período. A previsão de geração de caixa também é ambiciosa. Dos cerca de 230 milhões de reais atualmente, a companhia pretende gerar 1 bilhão de reais em 2024, ou seja, aumentar em a geração de caixa em quatro vezes.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é positiva para a Cogna (COGN3), uma vez que o foco no ensino digital pode fazer com que a companhia volte a crescer, porém após um 2020 com resultados fracos, acreditamos que o mercado ainda tenha certo ceticismo com a companhia e por isso esperamos impacto neutro no preço das ações.
Nos últimos trimestres, a Cogna frustrou o mercado com resultados fracos, com prejuízo de 1,8 bilhões de reais nos nove primeiros meses de 2020, e pouca visibilidade sobre sua estratégia de crescimento nos próximos anos. O Cogna Day foi uma tentativa de endereçar as cobranças dos investidores.
No caso particular do marketplace, acreditamos que a decisão é acertada e propiciará uma monetização mais eficiente da sua base de alunos, além de criar um serviço diferenciado perante a concorrência. Entretanto, entendemos que a empresa enfrenta um desafio mais estrutural, relacionado à retenção e expansão de sua base de alunos. Embora o marketplace contribua nessa dimensão, outros fatores, como qualidade de ensino e melhoria dos campi, são fundamentais para atração de estudantes e requerem soluções específicas.
Até 2017, todo o setor de educação crescia de forma acelerada impulsionado pelo FIES, porém no ano seguinte, o benefício foi concedido de forma bem mais restrita e menos atrativa para os alunos. Desde então o setor vem sofrendo para conseguir captar mais alunos em seus cursos presenciais, principalmente devido ao alto ticket associado, com isso a maioria das grandes instituições passou a apostar nos cursos digitais, que por sua vez possuem ticket mais baixo, porém rentabilidade maior devido à sua escalabilidade.
Os principais catalisadores para as ações da Cogna (COGN3) são a melhora de indicadores macroeconômicos, principalmente desemprego, uma vez que a maioria de seus alunos pagam por seus próprios cursos, e melhoria nas captações de alunos presencial e digital.