Cielo (CIEL3): resultado do 2T20 de 2019

A Cielo (CIEL3) divulgou os seus números do segundo trimestre de 2019 ontem após o fechamento do pregão. E não é o que o resultado da Cielo foi fraco e veio bem abaixo do esperado? E olha que a expectativa já era bem ruim…

O destaque negativo ficou por conta do lucro líquido que somou 431 milhões de reais no trimestre. Assim, observou-se uma retração de -33,3 por cento sobre o segundo trimestre de 2018 e -21,4 por cento na comparação com o 1T19. O número conseguiu ser pior que do já era esperado. A expectativa já capturava uma série de expectativas ruins em termos de preços com o aumento da concorrência (“guerra das maquininhas”).

O resultado teve um destaque positivo que merece ser mencionado. Na contramão, houve aumento do volume em +8,9 por cento. É o maior número recente de crescimento da Cielo (CIEL3), mas que foi financiado por descontos e alto custo de captação de clientes.

E Eu Com Isso?

O resultado divulgado é negativo para as ações da Cielo (CIEL3), que devem sofrer no curto prazo. Ontem, com os rumores de um resultado fraco, as ações fecharam em queda de -3,57 por cento. No ano, a queda acumulada é de -20,31 por cento. Desde a sua máxima, em 2015, a queda acumulada é de -73,88 por cento. É exatamente o que temos dizendo desde ano passado. Não dá para saber até quanto podem cair as ações (CIEL3) no curto prazo. Seria como tentar pegar uma faca caindo.

O principal fato que é o catalisador das ações no curto prazo é a chamada “guerra das máquinas”. O que temos visto é uma briga muito agressiva entre os concorrentes. No fim do dia, a qualidade do serviço prestado é parecida e o que o cliente olha é o preço cobrado. O mercado de pagamentos pode ser ainda mais disruptivo nos próximos anos, o que geraria mais problemas para a Cielo, pois entre as suas concorrentes, ela sem sombras de dúvidas é menos tecnológica das empresas.

Confira

eBook – Como Investir em Ações

Três filmes para entender o mundo dos investimentos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.