O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) informou que a SG (Superintendência-Geral) do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) emitiu, na terça-feira (25), um despacho com a recomendação de aprovação da aquisição do Grupo BIG pela companhia, mediante a celebração de ACC (Acordo em Controle de Concentrações) que prevê medidas estruturais em relação ao comportamento concorrencial que deverão ser adotadas pelo Carrefour. Entre os termos do acordo entre o Carrefour e a SG estão 11 lojas na lista de recomendações para venda.
A proposta de ACC negociada pela SG com o Carrefour e com o Grupo BIG prevê o desinvestimento de algumas lojas, mas em patamar inferior àquele divulgado na declaração de complexidade emitida pela SG em 12 de novembro de 2021. Sem revelar os números, o Carrefour informou que os fechamentos são de menos de 10% da base total dos estabelecimentos do Grupo BIG, que possui hoje 388 lojas.
Além da venda de supermercados, hipermercados e atacarejos, a proposta estipula ainda alguns compromissos relacionados à não-concorrência e manutenção econômica dos pontos até a efetivação da transferência. Porém, segundo a análise da SG, não há riscos concorrenciais nos mercados de atacado e distribuição de postos de combustíveis.
A transação será agora analisada pelo tribunal do Cade, que tem até junho de 2022 (caso decida utilizar o prazo máximo regulamentar, incluindo extensões) para decidir de forma definitiva sobre as recomendações da SG, incluindo os termos do ACC (Acordo em Controle de Concentrações) negociado. Após o fechamento da operação, o Carrefour irá iniciar os trabalhos para a conversão das 388 lojas (sendo 63 Maxxi, 43 Sam’s Club, 86 BIG, 45 Super Bompreço, 54 Nacional e 97 TodoDia).
E Eu Com Isso?
O Cade já havia emitido uma declaração de complexidade da operação, de forma que já era esperado pelo Carrefour que a autarquia determinasse alguns remédios para a aprovação da operação, o que, segundo a companhia, não altera as expectativas já divulgadas pelo Grupo. Dessa forma, esperamos um impacto ligeiramente positivo nas ações CRFB3 no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—