Levante Ideias - Carrefour

Carrefour está aberto a nova proposta de rival francesa

Uma das maiores redes varejistas de alimentos do mundo, o Grupo Carrefour, está aberto a avaliação de uma outra proposta de fusão com a rival francesa Auchan, caso sejam apresentadas melhores condições como o aumento do percentual pago em dinheiro e também em relação ao projeto da nova companhia. O Carrefour (CRFB3) analisa com atenção também, o prêmio que a Auchan pagaria ao Carrefour na transação.

A Auchan estaria estudando uma nova proposta de aquisição, possibilitado pela entrada de fundos de investimento no desenho da operação, ponto que não só já era de conhecimento do Carrefour, como o próprio CEO da rede acompanhou de perto a aproximação entre a Auchan e os fundos, entre eles o fundo americano KKR e o CVC Capital.

O Carrefour e a Auchan já chegaram a conversar no ano passado, onde o prêmio que seria pago na negociação era de aproximadamente 40% sobre o valor das ações, porém, a parcela que seria paga em dinheiro foi um dos pontos que levaram as conversas a perderem forças, além do valuation baixo para a Auchan, na visão dos seus controladores. Por isso a entrada dos fundos de investimentos se faz tão relevante para o avanço das negociações.

A Auchan não opera no Brasil, onde o mercado é liderado pelo Carrefour e Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar e Assaí. Já a família controladora da Auchan, os Mulliez, são também donos de negócios como a Leroy Merlin, a Decathlon e a Boulanger, de eletrodomésticos. A companhia francesa chegou a vender cerca de 32 bilhões de euros em 2020, com metade dos negócios na França e outros 13 países. Já o Carrefour, apresentou 79 bilhões de euros em vendas em 2020.

E Eu Com Isso?

Essa é a segunda vez que a Auchan tenta comprar o Carrefour. Em 2021, a rival francesa chegou a fazer ao Carrefour uma proposta de cerca de € 16,6 bilhões – o que correspondia a € 21 por ação – porém, na época, as conversas teriam sido interrompidas devido a divergências entre os acionistas de ambas as companhias durante a avaliação de uma possível transação. Ainda não temos informações sobre como essa transação poderia afetar a operação brasileira do Carrefour.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados do Carrefour (CRFB3) do 3T21.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Combustível
E eu com isso

Alta dos combustíveis

Com novas altas nos preços do barril de petróleo nas praças internacionais, o governo definiu como prioridade total a entrega de uma PEC (Proposta de

Read More »
Levante Ideias - Netflix
E eu com isso

Resultados da Netflix (NFLX) do 4T21

A Netflix (NFLX) apresentou, nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao quarto trimestre de 2021. Os números apresentados foram

Read More »
Levante Ideias - Criptomoedas
E eu com isso

Entenda a queda das criptomoedas

A semana está se encerrando com as cotações das criptomoedas desabando. Nas últimas 24 horas, as cotações do Bitcoin (BTC) recuaram cerca de 7%, para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.