Levante Ideias - Localiza

Cade impõe remédios na fusão Localiza e Unidas

A SG (Superintendência-Geral) do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), emitiu parecer na noite desta segunda-feira (06) recomendando remédios concorrenciais para a aprovação da fusão entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3).

Segundo estudos do Cade, foi verificado que, entre os segmentos menos afetados do ponto de vista concorrencial, estão os relacionados à venda de veículos usados e a GTF (Gestão e Terceirização de Frotas).

Porém, a grande preocupação da SG do Cade é o tamanho da concentração no mercado de locação de veículos (RAC), que seria de 70% após a fusão das duas locadoras, visto que a Localiza é líder do setor no Brasil.

Outro ponto que preocupa o Cade é um contrato entre a Unidas e a empresa americana Vanguard Car Rental, dona de grandes marcas como Alamo, Enterprise e National.

O acordo contém uma cláusula de não concorrência de longa duração em que a Vanguard se compromete a não atuar no Brasil por um período determinado após a aprovação, de forma que o setor se concentraria entre a Localiza/Unidas e a Movida.

Por conta disso, a SG do Cade entendeu que o ato de concentração não poderá ser aprovado da forma como foi apresentado, de forma que recomendou ao Tribunal do Cade, a quem compete a decisão final do processo, que a aprovação da fusão seja realizada mediante adoção de remédios estruturais, com a operação condicionada à celebração de ACC (Acordo em Controle de Concentração).

O Tribunal tem, agora, um prazo de 240 dias para decidir sobre a concentração da operação, podendo ainda ser prorrogado por mais 90 dias.

E Eu Com Isso?

No mês passado, foram veiculadas informações de que o Cade estava encontrando barreiras para a aprovação da fusão entre as locadoras.

A operação foi definida como complexa, visto que avaliações preliminares haviam levantado algumas preocupações a respeito da alta concentração que a fusão geraria no mercado de aluguel de veículos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Cade pode impugnar fusão entre Localiza e Unidas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.