Levante Ideias - Oi

Cade faz declaração quanto a venda da Oi Móvel

Na última sexta-feira, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), declarou que a operação envolvendo a compra dos ativos de telefonia móvel da Oi pelos 3 principais nomes no mercado, Vivo (VIVT3), TIM Brasil (TIMS3) e Claro é considerada complexa.

A declaração, apesar de não ter consequências diretas em um primeiro momento, indica que o órgão vai demorar ainda algum tempo para analisar as possíveis concentrações de mercado em cada região do país, o que deve atrasar o recebimento dos R$ 16,5 bilhões da transação para a Oi.

Apesar de que na época do leilão desses ativos não foi dado outro lance, empresas de menor porte do setor vem fazendo algumas reclamações contra o aumento da concentração de mercado no setor.

E Eu Com Isso?

A notícia é especialmente negativa para Oi (OIBR3/OIBR4), uma vez que o atraso na conclusão deste negócio atrapalha a companhia que tenta atingir o fim do seu processo de recuperação judicial o mais breve possível.

Além disso, o Cade pode impor algumas restrições no negócio, levando a Oi a não conseguir vender parte dos ativos e de sua base de clientes em um primeiro momento, dificultando ainda mais a conclusão da transação.

Com isso, esperamos impactos negativos no preço das ações da companhia (OIBR3/OIBR4) no curto-prazo

Apesar de entendermos que há de fato uma preocupação com a concentração de concorrência no setor, acreditamos que não há compradores para a totalidade dos ativos a não ser as outras três grandes operadoras.

Dessa forma, mesmo com interesses de pequenos provedores em barrar a negociação, acreditamos que eventualmente a transação será aprovada tanto pelo Cade, quanto pela Anatel, mesmo que com algumas restrições e ressalvas por parte dos órgãos reguladores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Oi divulga plano estratégico.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.