Levante Ideias - Marfrig

Cade aprova compra de ações da BRF pela Marfrig

A Marfrig (MRFG3) comunicou, na noite desta quinta-feira (23), que a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) emitiu um parecer comunicando a aprovação da aquisição de ações da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3).

Como esperado, a aprovação foi aprovada sem restrições, tendo em vista que a Marfrig não é produtora de carne suína, de frango e seus derivados, e a BRF, por sua vez, não produz carne bovina.

Em maio, a Marfrig anunciou a aquisição de 196.869.573 ações ordinárias da BRF, representativas de aproximadamente 24,23% do capital social da BRF.

Apenas um mês depois, em junho, a processadora de carne bovina anunciou mais uma aquisição de 257.267.671 ações ordinárias de emissão da BRF (BRFS3), que representam aproximadamente 31,66% do capital social da BRF.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva tanto para as ações da BRF (BRFS3) quanto para a Marfrig (MRFG3) que já expressou seu interesse em ser um investidor passivo da BRF.

Quando a primeira compra das ações da BRF pela Marfrig foi anunciada, as ações da BRF chegaram a disparar na Bolsa, com alta de mais de 16%, enquanto as ações da Marfrig chegaram a subir mais de 5%.

Os principais questionamentos do Cade em relação à operação foram sobre o mercado de hambúrguer, em que a JBS é líder com 35,5% de market share. Já a BRF possui 28,6% de market share no mercado brasileiro de hambúrguer, enquanto a participação das marcas da Marfrig no varejo é inexpressiva.

As marcas da Marfrig já eram parceiras da BRF no fornecimento de hambúrguer para a Sadia e a Perdigão.

Segundo a Marfrig, a aquisição da participação na BRF visa diversificar os investimentos da companhia em um segmento que possui complementaridades com seu setor de atuação numa empresa onde a administração vem realizando uma reconhecida gestão.

A Marfrig esclarece que não pretende eleger membros para o Conselho de Administração ou exercer influência sobre as atividades da BRF e que não foram celebrados pela Marfrig quaisquer contratos ou acordos que regulam o exercício de direito de voto.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Aquisições hostis na B3: os casos Marfrig e BRF | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.