Na manhã da última sexta-feira (18), pouco antes da abertura do pregão, a BR Foods (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou em Fato Relevante a compra do grupo Hercosul, um dos maiores fabricantes de alimentos para o mercado pet no Brasil.
Com a aquisição, a companhia alcança a quarta posição em participação de mercado no país, com um faturamento anual entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões.
O valor da transação não foi revelado, porém a disputa envolveu uma das líderes do setor, Purina (da suíça Nestlé).
A aquisição faz parte da expansão de uma das quatro verticais de crescimento anunciadas pela companhia no plano ousado “Visão 2030” de triplicar o seu faturamento e investir cerca de R$ 55 bilhões em 10 anos.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a companhia, olhando para um horizonte longo de tempo, de modo a integrar em sua plataforma uma companhia com expertise e uma participação de mercado relevante.
A aquisição possibilita ganhar corpo e presença nas principais redes de distribuição do mercado (a exemplo de Petz – PETZ3 e Cobasi), que também vem expandindo com força, consolidando um mercado multibilionário, porém ainda altamente pulverizado.
As ações da BRF (BRFS3) chegaram a abrir em alta de 1%, porém oscilaram bastante ao longo do dia, fechando com uma leve alta de 0,1% no último pregão.
Como dito, os efeitos da aquisição e os resultados relevantes ainda levarão um tempo mais longo para aparecer.
Embora o mercado tenha recebido com bons olhos o plano “Visão 2030” da companhia, ainda há riscos de execução, além de um leve pé atrás do mercado se os fortes investimentos irão se traduzir em maior rentabilidade em uma companhia que manteve uma alavancagem alta nos últimos anos e margens voláteis.
O mercado pet possui uma alta margem de lucro, sendo o segundo segmento mais rentável do conglomerado Nestlé, por exemplo, enxergando a transação como positiva para a companhia no longo prazo, dando um passo importante para ganhar relevância nesse segmento.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—