Levante Ideias - B3

B3 (B3SA3): Resultado operacional de janeiro

A B3 divulgou na última sexta-feira (12), após o fechamento do mercado, o resultado operacional do mês de janeiro. Os principais números operacionais mostraram bom desempenho. Houve um crescimento forte do volume negociado no segmento ações, que atingiu 37,0 bilhões de reais, aumento de 58,7 por cento em relação ao mesmo período de 2020 e de 4,4 por cento em relação a dezembro.

O número a que sempre ficamos atentos, a quantidade de CPFs ativos na bolsa, que atingiu 3,4 milhões de investidores, também mostrou melhora significativa com crescimento expressivo de 82,2 por cento em relação ao mesmo período no ano passado.

Já no segmento listado de juros, moedas e mercadorias (BM&F), o volume financeiro cresceu cerca de 37,3 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além do aumento de volume, a receita média por contrato também apresentou crescimento, com aumento de 25,4 por cento no mesmo período.

Em janeiro, o número de empresas listadas na bolsa foi 409, um aumento de 5,1 por cento (20 empresas) em relação a janeiro de 2020 e um aumento de 0,5 por cento (2 empresas) em relação a dezembro.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações da B3 (B3SA3) no curto prazo, pois a empresa segue apresentando resultados operacionais crescentes de maneira contínua, em especial o volume listado de ações e de investidores na bolsa segue com crescimento forte.

As ações da companhia (B3SA3) tiveram um desempenho forte em 2020, com crescimento de 50,0 por cento, comparado a uma alta de 2,9 por cento do Ibovespa no mesmo período, tendo como um dos principais fatores a contribuir com isso a quantidade de IPOs em 2020. Já em 2021 até aqui, as ações da B3 apresentam uma queda de 2,6 por cento, comparado com uma leve alta de 0,4 por cento do Ibovespa.

Mesmo sem uma pressão competitiva direta, isso é, sem nenhuma outra bolsa de valores no país, a companhia entende que deve melhorar continuamente para não perder sua relevância no mercado.

O lançamento dos BDRs não apenas restrito aos investidores qualificados na segunda metade de 2020 é um exemplo da melhoria contínua que a companhia vem implementando, para 2021 esperamos o lançamento de mais produtos que ajudem a companhia a aumentar o volume de negócios.

O cenário atual parece favorável para a B3 em 2021, o aumento de liquidez com a redução de taxas de juros ao redor do mundo beneficia a companhia uma vez que aumenta a atratividade dos investimentos em ações. Além disso, no Brasil, o número de CPFs na bolsa segue baixo quando comparado com a média da América Latina.

Os principais catalisadores para as ações da B3 (B3SA3) no curto prazo são aumento do número de investidores pessoa física na bolsa, aumento da complexidade de transações e ofertas ações (IPOs e follow-ons).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: B3 (B3SA3): Resultado operacional de dezembro de 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.