Rede D'or Logo

Aquisição da Rede D’Or (RDOR3)

Na noite da última sexta-feira (09), após o fechamento de mercado, a Rede D’Or (RDOR3) anunciou a assinatura de um memorando de entendimento vinculante para adquirir 51 por cento do capital social do Hospital Nossa Senhora das Neves S.A. (HNSN), um importante player regional de saúde em João Pessoa (PB).

O valor da firma ou Enterprise Value (EV = valor do capital + dívida líquida) foi avaliado em 550 milhões de reais. O formato da transação não foi divulgado e segue sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A aquisição marca a entrada da Rede D’Or em um novo estado, ampliando a presença no nordeste de 5 para 6 estados. O HNSN e o Clim Hospital Geral (subsidiária) são dois hospitais de alta complexidade com 235 leitos operacionais, com capacidade de expansão para 400 leitos. O HNSN S.A. engloba também clínicas e laboratórios e, segundo a Rede D’Or, será uma plataforma para explorar as oportunidades pela região.

E Eu Com Isso? 

Esperamos uma reação levemente positiva no preço das ações da RDOR3 no curto prazo, não tanto pelo tamanho da transação, mas por mostrar uma disciplina de alocação de capital mesmo em operações de menor porte.

A aquisição é pequena em relação ao tamanho total da Rede D’Or (RDOR3) avaliada atualmente em 130 bilhões de reais, considerando o último preço de fechamento de suas ações (65,93 reais). Porém se torna uma transação estratégica, dado que a família Assis (fundadora e detentora dos 49 por cento restantes) continuará na gestão de toda a rede HNSN, dando foco à equipe da Rede D’Or para explorar as oportunidades de expansão, obtendo a expertise de atuação da família Assis na região de João Pessoa (PB).

A estimativa de receita líquida de Ebitda (métrica de geração de caixa operacional) da HNSN para daqui 12 meses é de 320 milhões de reais e 70 milhões de reais respectivamente, o que implica em um múltiplo EV/Ebitda de 7,85 vezes para os próximos 12 meses, o que torna a aquisição muito barata em comparação aos múltiplos negociados na RDOR3 para 2021, na casa dos 26 vezes o EV/Ebitda.

A Rede D’Or possui uma estrutura de expansão orgânica bastante eficiente, o que torna a expansão por aquisições muitas vezes inoportuna para a companhia, porém pode-se dizer que a aquisição foi muito bem-feita, com múltiplos baixos e incluindo uma gestão que possui conhecimento da operação regional.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Rede D’Or (RDOR3): Resultados do 4T20 e de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 2T21

A Tesla (TSLA), referência global no mercado de veículos elétricos, apresentou nesta segunda-feira (26), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel