Na noite desta terça-feira (08), a Qualicorp divulgou em fato relevante a aquisição dos contratos de planos privados de saúde e planos odontológicos da Muito Mais Saúde (MMS) e da SomaCorretora de Seguros. Os contratos eram firmados com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3), com a Amil e com a Assim Saúde para prestação de serviços e intermediação, comercialização, corretagem e agenciamento celebrados com estas operadoras.
O valor da transação é de aproximadamente 176 milhões de reais e adicionará 55 mil beneficiários à base da empresa, no segmento coletivo por adesão, localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro.
E Eu Com Isso?
É a primeira aquisição da companhia após os desdobramentos da investigação pelas condutas de sua antiga administração e do grupo de controle, culminando em operações de busca e apreensão, além de outras tratativas judiciais.
Entretanto, a atual administração parece estar completamente segregada da anterior, realizando um trabalho de reestruturação, melhora de governança e alinhamento de estratégia de longo prazo, tendo esta aquisição, a nosso ver, um dos primeiros passos em direção à retomada saudável dos fundamentos da companhia.
Apesar da aquisição ser pequena em relação à sua base total de beneficiários (em torno de 2,5 milhões de vidas), enxergamos um impacto levemente positivo no preço das ações da companhia (QUAL3) no curto prazo.
O mercado de saúde segue aquecido, ainda muito fragmentado e o movimento de fusões e aquisições vem ganhando espaço em um ambiente onde os custos hospitalares seguem cada vez maiores e o ganho de escala se torna cada vez mais relevante para manter a rentabilidade necessária nas operações.