Levante Ideias - Ambev

Ambev (ABEV3) divulga resultado do 4º trimestre

Ambev (ABEV3) divulga resultado do 4º trimestre

A Ambev (ABEV3) divulgou nesta quinta-feira (27), antes da abertura do mercado, os seus resultados referentes ao último trimestre do ano passado.

O volume total de bebidas vendido no período foi de 47,3 milhões de hectolitros, expressando um aumento de 3,4 por cento no comparativo anual. O importante segmento de cerveja no Brasil, porém, obteve volume de 23,6 milhões de hectolitros, crescimento de 1,4 por cento. O resultado fraco na cerveja foi compensado pelo segmento NAB (non-alcohol beverages) brasileiro, cujo volume foi de 7,8 milhões de hectolitros, crescimento de 16 por cento.

A receita líquida foi de 15,85 bilhões de reais, 1 por cento a menos que no mesmo período de 2018 e abaixo dos 16,2 bilhões de reais esperados. No ano fechado, a receita foi de 52,6 bilhões de reais, acréscimo de 4,7 por cento.

Já a geração de caixa medida pelo Ebitda foi de 6,9 bilhões de reais, levemente abaixo dos 7 bilhões de reais esperados, e 9,3 por cento menos que o apresentado no quarto trimestre de 2018. Dessa forma, a margem Ebitda fechou o período em 43,7 por cento, levemente acima dos 43,5 por cento esperados.

Por fim, o lucro líquido obtido foi de 4,2 bilhões de reais, acima da expectativa de 4 bilhões de reais e com crescimento de 21,8 por cento. O resultado melhor foi causado pela menor alíquota nominal e efetiva do Imposto de Renda (IR), que foi de -12,4 por cento decorrente de ajustes tributários.

O resultado da Ambev veio abaixo das expectativas e esperamos impacto negativo das suas ações. Porém, com o cenário macroeconômico conturbado, outros drivers podem atuar em paralelo no preço das ações no curto prazo.

O aumento do volume acompanhado de queda na receita líquida indica que a companhia diminuiu sua margem bruta decorrente da diminuição nos preços. Tal prática demonstra a perda do pricing power da Ambev frente aos novos concorrentes no mercado cervejeiro brasileiro.

Recentemente, foi notado um avanço em termos de market share da Heineken em âmbito mundial. A Ambev, embora continue apresentando resultados sólidos, vem apresentando perdas relevantes em termos de margem ao longo dos últimos períodos.

Além dos números fracos apresentados, a companhia diminuiu as projeções de margem Ebitda para o primeiro trimestre de 2020.

Parece que a Ambev está na contramão da famosa propaganda de uma de suas principais marcas, a Budweiser, que em tradução literal “grandes momentos estão chegando”.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Carrefour (CRFB3): Dados operacionais do 4T19

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel