Levante Ideias - Prime Day

Amazon Prime Day 2021

Enquanto os dados associados ao evento conhecido como “Prime Day” seguem difusos, cresce a expectativa pelos resultados em algumas categorias estratégicas.

Nos últimos anos, por exemplo, houve um impacto perceptível na participação de mercado das categorias de bens de consumo embalados, como bebês e beleza.

De acordo com uma pesquisa recente, a Amazon conquistou uma fatia relevante das suas concorrentes Target e Walmart.

Basicamente, descobriu-se que a Amazon aumentou as vendas nestes segmentos no primeiro dia dos últimos três anos e manteve a participação adicional depois disso.

Os dados da pesquisa mostraram que em 2020 a Amazon aumentou sua participação no mercado nestas categorias para 14,8% durante o evento que ocorreu de 13 a 14 de outubro.

A participação subiu de 3,6% no mês anterior para um share de 4,2 % no período completo de outubro.

Em paralelo a isso, a pesquisa indica que os ganhos de participação de mercado na categoria de bens e produtos embalados da Amazon no Prime Day ocorreram às custas do Walmart, Costco, Kroger e Target, que perderam participação durante os eventos do Prime Day em 2018, 2019 e 2020.

E Eu Com Isso?

Enquanto a Amazon não divulga os resultados operacionais obtidos no Prime Day, os institutos de pesquisa do varejo e de e-commerce começam a contabilizar o sucesso do evento e, consequentemente, o potencial danoso aos demais concorrentes.

Acredita-se que o evento deste ano possa ter movimentado algo em torno de US$ 10 bilhões a US$ 12 bilhões.

A companhia possui guidance (projeção) de receitas de US$ 110 – US$ 115 bilhões para este trimestre, e, caso o evento tenha sido do porte que estamos esperando, acreditamos que a companhia pode superar as expectativas.

Vemos o Prime Day como um evento estratégico e possivelmente detrator de margens no curto prazo devido aos descontos agressivos.

Porém, ele funciona como uma divulgação de grande alcance da marca e do serviço de assinatura, reduzindo o custo de aquisição do cliente.

Um possível indicador de engajamento com a marca e que poderemos mensurar no relatório de resultados oficial do 2T21 será a venda de eletrônicos próprios, como o Kindle e a Alexa.

A companhia se aproxima cada vez mais de um modelo de compras sem fricção, zero-cliques com escala e recorrência.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

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Leia também: Amazon (AMZN): Imposto global deve enquadrá-la.

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