Levante Ideias - Amazon

Amazon (AMZN): Imposto global deve enquadrá-la

Segundo informações, os responsáveis por representar o G7 – grupo dos sete países mais industrializados do mundo composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – querem incluir a Amazon (AMZN) na lista das 100 companhias-alvo para cobrança de impostos maiores.

Até o presente momento, a companhia teria ficado de fora por conta dos critérios estabelecidos a respeito das margens operacionais. O limite definido foi 10% e a gigante do varejo fechou 2020 com margem menor, de 5,9%.

Porém, as autoridades querem enquadrar de forma segmentada a gigante do varejo. Neste caso, o alvo é a unidade de serviços na nuvem (cloud computing), chamada de AWS. A margem operacional do segmento é próxima aos 30%.

“Decidimos agora que se uma corporação como um todo não atingir o limite de lucratividade, mas uma grande divisão dela ultrapassar os limites do G7, ela deve ser incluída. Com isso, estamos visando exatamente a Amazon”, comentou uma fonte.

E Eu Com Isso?

O aumento dos impostos para as grandes empresas de tecnologia não chega a ser novidade, dado que é um tema que vem sendo discutido há alguns meses.

Evidentemente, o impacto para o valor das companhias é negativo, pois reduzir-se-á a geração de caixa disponível para reinvestimento e/ou distribuição de resultado aos acionistas.

O tema já parece estar nos preços, mas acreditamos que as movimentações recentes possam limitar o desempenho das ações da Amazon (AMZN) no curto prazo, por exemplo.

A companhia sempre buscou detratar o máximo possível o seu lucro antes dos impostos (LAIR ou EBT), trocando, sempre que possível, investimento em bens de capital (CapEx) por despesas. Este fator reduz a base de cálculo e o lucro.

Mais recentemente, a companhia vem expandindo as suas margens e até mesmo contraindo seus múltiplos, o que, por outro lado, aumenta o apelo por maior taxação.

Nos últimos três anos a alíquota efetiva de IR foi de 11%, 17% e 12%, respectivamente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon (AMZN): Detalhes do potencial negócio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.