Amazon EECI Logo

Amazon (AMZN): Detalhes do potencial negócio

Ao longo dos últimos dias, foram revelados mais detalhes das negociações entre a Amazon e a Metro-Goldwyn-Mayer, mais conhecida pela sigla MGM. Em conformidade às informações preliminares, o acordo envolve a quantia de 9 bilhões de dólares e contempla o endividamento do estúdio. Ou seja, trata-se do “enterprise value” (valor da firma) da companhia.

Até dezembro do ano passado, as ações da MGM negociadas no mercado privado valiam aproximadamente 105 dólares, o que significava um valuation de 5,5 bilhões de dólares. A partir do avanço das negociações ao longo dos últimos 7 dias, os preços chegaram a 150 dólares por ação.

Em 2020, o Ebitda Ajustado da MGM, uma métrica que mede o potencial de geração de caixa das operações, foi de aproximadamente 306 milhões de dólares.

Então, o múltiplo implícito que relaciona o valor da firma e o Ebitda no negócio com a Amazon gira na casa das 29 vezes.

Esta pode ser a segunda maior aquisição da Amazon na história, atrás apenas do acordo com a Whole Foods, em 2017, que envolveu um montante superior a 13,7 bilhões de dólares.

Em 2020 a receita da Amazon associada aos “Serviços de Assinatura” foi de aproximadamente 25 bilhões de dólares, 6,5 por cento do total. No relatório de resultados mais recente, a companhia afirmou ter chegado à marca de mais de 200 milhões de assinantes no Amazon Prime.

E Eu Com Isso?

Apesar de um múltiplo que pode ser considerado um pouco elevado, acreditamos que o mercado deve olhar mais para o fator qualitativo do negócio, analisando o acordo do ponto de vista estratégico e considerando o esforço como necessário devido à corrida ao streaming vigente na indústria.

Ademais, o negócio representa apenas 0,4 por cento do valor de mercado trilionário da companhia. A sua posição financeira é sólida, com mais de 30 bilhões de dólares em caixa líquido.

Conforme falamos na última semana, a Amazon está buscando fortalecer o serviço prestado por meio da assinatura “Amazon Prime”, que confere, além de diversas vantagens, acesso ao Prime Video.

Embora tal informação não seja explicitada pela companhia, o Prime tende a operar com margem operacional isolada negativa. Contudo, ele alimenta os demais negócios via fidelização. O cliente i) aumenta sua frequência de compras através das plataformas Amazon, ii) eleva seu ticket-médio e iii) aumenta o tempo de relacionamento com a empresa.

Estas três variáveis formam o conceito de “Lifetime Value” e mede o valor da jornada do cliente com a companhia. Acreditamos que a Amazon esteja monitorando este tipo de indicador e premeditando que o custo associado à compra da MGM – mesmo que um pouco salgado – irá gerar as tais sinergias potenciais e compensar os potenciais ganhos no futuro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Amazon (AMZN) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Votação
E eu com isso

Reforma eleitoral

Nesta quarta-feira (23), chega à Câmara dos Deputados uma das três frentes do projeto de reforma eleitoral, liderado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), que promove

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic ameaça a bolsa?

Está lá, em todos os livros-texto que tratam de investimentos. Juros e bolsa apresentam movimentos opostos. Quando os juros sobem, a atividade econômica desacelera. O

Read More »
Levante Ideias - 3R Petroleum
E eu com isso

Aquisição da 3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou, na manhã desta terça-feira (22), a aquisição da Duna Energia, detentora e operadora dos campos de Ponta do Mel e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel