Levante Ideias - Amazon

Amazon (AMZN): Imposto global deve enquadrá-la

Segundo informações, os responsáveis por representar o G7 – grupo dos sete países mais industrializados do mundo composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – querem incluir a Amazon (AMZN) na lista das 100 companhias-alvo para cobrança de impostos maiores.

Até o presente momento, a companhia teria ficado de fora por conta dos critérios estabelecidos a respeito das margens operacionais. O limite definido foi 10% e a gigante do varejo fechou 2020 com margem menor, de 5,9%.

Porém, as autoridades querem enquadrar de forma segmentada a gigante do varejo. Neste caso, o alvo é a unidade de serviços na nuvem (cloud computing), chamada de AWS. A margem operacional do segmento é próxima aos 30%.

“Decidimos agora que se uma corporação como um todo não atingir o limite de lucratividade, mas uma grande divisão dela ultrapassar os limites do G7, ela deve ser incluída. Com isso, estamos visando exatamente a Amazon”, comentou uma fonte.

E Eu Com Isso?

O aumento dos impostos para as grandes empresas de tecnologia não chega a ser novidade, dado que é um tema que vem sendo discutido há alguns meses.

Evidentemente, o impacto para o valor das companhias é negativo, pois reduzir-se-á a geração de caixa disponível para reinvestimento e/ou distribuição de resultado aos acionistas.

O tema já parece estar nos preços, mas acreditamos que as movimentações recentes possam limitar o desempenho das ações da Amazon (AMZN) no curto prazo, por exemplo.

A companhia sempre buscou detratar o máximo possível o seu lucro antes dos impostos (LAIR ou EBT), trocando, sempre que possível, investimento em bens de capital (CapEx) por despesas. Este fator reduz a base de cálculo e o lucro.

Mais recentemente, a companhia vem expandindo as suas margens e até mesmo contraindo seus múltiplos, o que, por outro lado, aumenta o apelo por maior taxação.

Nos últimos três anos a alíquota efetiva de IR foi de 11%, 17% e 12%, respectivamente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon (AMZN): Detalhes do potencial negócio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.