Amazon EECI Logo

Amazon (AMZN/AMZO34): novos serviços logísticos

A Amazon (AMZN/AMZO34) acaba de lançar a extensão do seu programa de venda de serviços aos varejistas (sellers) que utilizam a sua plataforma no Brasil. Os novos serviços incluirão gestão de estoques dentro dos centros de distribuição, armazenagem, ferramentas de estratégia comercial e entrega final de produtos. O plano é agressivo: a Amazon isentará parte dos custos destes serviços por um ano como forma de reter/atrair novos parceiros.

A ideia é elevar a receita obtida por meio da venda de produtos. Além da comissão cobrada pela venda pela plataforma, que varia de 10 por cento a 15 por cento do valor do produto, as varejistas buscam oferecer serviços logísticos adicionais para aumentar suas comissões.

Esta terceirização das vendas na plataforma – também conhecidas como Marketplace ou 3P – é uma espécie de “menina dos olhos” para as grandes varejistas, pois apresenta margens operacionais mais elevadas que o varejo eletrônico direto (1P). Esse fator explica o aumento na concorrência por parceiros recentemente.

No Brasil, a Amazon tem um desafio a mais. Por não ter lojas físicas, a companhia dispõe de menos espaços físicos que auxiliam nos processos logísticos das empresas. Ela, todavia, consegue cobrar indiretamente pelas entregas por meio da assinatura mensal de 9,90 reais do Amazon Prime, muito embora não se saiba exatamente qual é o benefício marginal trazido pelo Prime até o momento.

E Eu Com Isso?

Nós enxergamos a notícia como positiva para s acionistas da Amazon. Porém, a operação no Brasil representa apenas “uma gota no oceano” para a gigante do varejo. Logo, esperamos que o desempenho das ações AMZN nos Estados Unidos seja em linha com os índices americanos nesta sexta-feira (9).

A notícia, porém, deve trazer efeitos negativos nas varejistas concorrentes aqui no Brasil, como a B2W (BTOW3), Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre (MELI/MELI34).

A Amazon é sinônimo de inovação, expertise e excelência no setor de varejo nos Estados Unidos. Até por isso, qualquer movimento que sinalize expansão das operações em solo brasileiro reacendem a luz amarela para as incumbentes brasileiras. Ela segmenta suas linhas de negócio em três: América do Norte, Internacional e AWS (Amazon Web Services). O segmento internacional – onde o Brasil está incluído – representou 26 por cento das receitas no último trimestre.

A logística é ponto chave nas teses de investimento das empresas do setor. Ao possuir e operar bem a malha logística disponível – o que requer a combinação tanto de terra, capital (ativos físicos e financeiros), trabalho (pessoas) e tecnologia – os fatores de produção básica em um sistema produtivo, a companhia consegue tanto atrair mais compradores como vendedores para sua plataforma.

Assim, ela aumenta a recorrência de receita junto aos clientes, fortalece sua marca e aumenta o sortimento/categoria de produtos vendidos na plataforma. Com mais produtos disponíveis, ela atrai mais clientes, o que a torna capaz de melhorar ainda os seus “fatores de produção” que falamos anteriormente.

Isso só é possível, ou pelo menos fortalecido, porque a companhia é orientada para a geração recorrente de caixa, o que lhe confere alta capacidade de reinvestir no negócio e acessar o mercado de crédito/capitais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: De olho no emprego americano.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.